Novo vírus para Android já infectou mais de 850 milhões de dispositivos

Novo vírus para Android já infectou mais de 850 milhões de dispositivos

Pesquisadores da Trend Micro descobriram uma nova versão da ameaça Godless, que conta com uma grande capacidade de infecção em dispositivos com o sistema Android, já que o malware consegue afetar qualquer versão do sistema até a 5.1, Lollipop, que é apenúltima versão do Android até o momento, já que a atual é o 6.0 Marshamllow. Isso significa que mais de 90% dos aparelhos com o sistema do Google podem ser infectados. 

A ameaça que já infectou mais de 850 milhões de dispositivos, a Índia é o pais mais afetado, com 46,19% das invasões, funciona mediante a estrutura de código aberto android-rooting-tools para conseguir provilégio de administrador e então receber instruções remotas que tomam o controle do smartphone ou tablet por exemplo, permitindo a instalação de apps sem o consentimeto do usuário.

Outro grande problema é que na grande maioria dos casos esses tipos de ameaças surgem em lojas de terceiros, isto é, em aplicações fora do Google Play, loja oficial do Android. Porém, no caso dessa ameaça a Trend Micro ressalta que apps embarcados com essa ameaça podem ser encontrados na loja oficial. Dentre os principais apps afetados a empresa de segurança ressalta os lanterna (o Summer Flashlight é um deles) e gerenciamento de redes wi-fi. Essa variante do conhecido malware consegue passar despercebido as checagens de segurança feitas pela loja do Google, tornando a ameaça ainda mais sorrateira.

Dentre as dicas de segurança a Trend Micro recomenda aquele velho mantra de baixar apps somente em lojas oficiais, já que a remoção do aplicativos maliciosos acontece bem rápido, além de checar a procedência do desenvolvedor do app antes de realizar o download. Basicamente significa fazer uma pesquisa sobre o histórico desse desenvolvedor.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X