Computex 2016 | “Tudo Zen”, AMD exibe a primeira CPU da nova arquitetura

Computex 2016 | “Tudo Zen”, AMD exibe a primeira CPU da nova arquitetura

A AMD aproveitou a Computex 2016 para aumentar ainda mais a curiosidade do público em relação as CPUs Zen, que chegarão ao mercado ainda em 2016. Durante o evento a CEO da AMD, Lisa Su, exibiu o primeiro processador de alto desempenho da nova arquitetura com codinome “Summit Ridge” equipado com 8 núcleos e 16 threads.

Embora não tenha reveladas muitas informações, alguns pontos devem ser destacados. Como por exemplo que os processadores Zen conseguirão entregar 40% mais IPC (Instruções por Ciclo) do que a geração anterior (Vishera). A AMD também fez questão de frisar que irá “abraçar” diversos mercados, como o desktop, servidores, notebooks e embarcados.

O processo de fabricação será o FinFET de 14nm, e a AMD utiizará a tecnologia SMT (Simultaneous Multithreading), deixando de lado o CMT (Cluster-based Multithreading), o que significa que cada núcleos poderá processador duas instruções diferentes.

Os socket que irá abrigar esses novos processadores será o AM4, como já havia diso confirmado na CES 2016. O interessante dessa nova plataforma é que além de aceitar as CPUs Zen também funcionará as APUs, o que permitirá ao usuário muito mais possibilidades de upgrades.

Computex 2016 | AMD apresenta 7º geração de APUs A-Series

Computex 2016 | Confira alguns casemods incríveis expostos no evento

Fique de olho no Hardware.com.br para mais informações sobre a Computex 2016

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X