Equipado com duas GPUs Fiji XT: AMD lança a Radeon Pro Duo

Equipado com duas GPUs Fiji XT: AMD lança a Radeon Pro Duo

Durante a GDC 2016 a AMD forneceu informações preliminares sobre a sua mais nova placa de vídeo dual-GPU: Radeon Pro Duo, equipada com duas GPUs Fij XT, a mesma encontrada na Radeon R9 Fury X. Alfredo Heiss, que atua na AMD como especialista de hardware, nos confirmou em uma entrevista, que essa placa seria lançado para atender principalmente a demanda dos desenvolveores que lidam com a realidade virtual. Poder de fogo para isso não falta, já que são 16.38 TFlops de poder de processamento.

Os rumores apontavam que essa poderosa placa seria lançada no hoje, dia 26 de abril, e isso se confirmou. A AMD finalmente reveletou todos os detalhes dessa nova aposta que tem preço sugerido de US$ 1.500,00, e que com certeza irá atender todas as vertentes do desenvolvimento VR, seja no campo do entretenimento, jornalismo, medicina, entre outros.

O design da placa mantém praticamente as mesmas características das opções baseadas em dual-GPU, trazendo consigo uma solução de refrigeração externa, responsável por dissipar o calor das duas GPUs Fiji XT encontradas em seu interior. O TDP de 350W, um avanço e tanto quando comparada com a Radeon R9 295 X2, que conta com TDP de 500W, e até então era a última placa dual-GPU lançada pela AMD em 2014. Para a alimentação a Radeon Pro Duo pede 3x conectores de 8 pinos.

Além das duas Fiji XT, que totalizam 8192 Stream Processsors e 128 computer units e clock de até 1000 MHz, a Radeon Pro Duo, ainda oferece 8 GB de memória de alta largura de banda, as famosas HBM. Há também o suporte ao DirectX 12, Mantle, OpenGL 4.5, Vulkan e OpenCL 2.0. Em relação as sáidas de vídeo a placa conta com 3x DisplayPort e 1x HDMI.

Além do “poder de fogo” em relação ao hardware, a Radeon Pro Duo também conta com suporte a tecnologias exclusivas da AMD, voltadas para o campo da realidade virtual, como o LiquidVR, que tem como objetivo solucionar problemas relacionadas à latência, perspectivas e falhas na renderixação de imagem. A integração com o hardware da AMD torna a vida do desenvolvedor ainda mais fácil, e consequentemente melhora a experiência do usuário em relação ao contéudo criado.

 

Olha a provocação: AMD diz que a Radeon Pro Duo é 1.5x mais rápida que a GTX Titan X da Nvidia e 1.3x mais rápidia que a R9 295X2, da própria AMD

 

A Radeon Pro Duo é a primeira placa da AMD a receber o selo Radeon VR Creator, que engloba os produtos destinados aos profissionais, desenvolvedores, e designers ligados a realidade virtual.

 

Confira abaixo algumas fotos da Radeon Pro Duo da XFX, parceiro da AMD:

 

O site Expreview, já conseguiu colocar as mãos nessa belezinha, e fez aquela velha bateria de testes ,divididos entre benchmark sintético e desempenho em jogos e consumo de energia. O site comparou a Radeon Pro Duo com a Radeon R9 Fury X e a GTX 980 Ti:

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X