Impressora pode ser utilizada para burlar o leitor de impressão digital de um smartphone

Impressora pode ser utilizada para burlar o leitor de impressão digital de um smartphone

Recentemente a empresa de segurança chinesa Vkansee demostrou como é fácil burlar o Touch ID, leitor de impressão digital do iPhone, utilizando uma espécie dedo esculpido em massinha. Claro que o processo de criação dessa tática é um pouco complexa já que necessita de um sensor especial utilizado para o scan da digital.

Porém o mais novo relato sobre a fragilidade dos leitores de impressão digital mostra que com simplesmente uma impressora jato de tinta é possível acessar o leitor de impressão digital de um smartphone (no teste foi utilizado o Galaxy S6 e o Huawei Honor 7). Essa nova descoberta foi feita por dois pesquisadores da Universidade de Michigan (Kai Cao e Anil K. Jain) e além da impressora em si os pesquisadores utilizaram três cartuchos de tinta condutiva, um cartucho de tinta preta normal e um papel especial da AgIC, que é uma empresa especializada na produção de tintas e papel especial destinado a ajudar os usuários que desejam construir placas de circuitos.

Material utilizado

As etapas do processo são:

  1. É necessário uma foto em alta resolução da impressão digital que está originalmente autorizada a desbloquear o aparelho
  2. Digitalize a impressão digital no computador (os pesquisadores dizem que é necessário digitalizar em 300 dpi)
  3. Imprimir a impressão digital scaneada no lado brilhante papel especial da AgIC

Samsung Galaxy S6 e Huawei Honor 7 sendo desbloqueados com o molde impresso

Os pesquisadores disseram que durante os testes puderam perceber que o Samsung Galaxy S6 foi facilmente burlado, enquanto o Huawei Honor 7 foi necessário um número de tentativas maior.

Confira abaixo o vídeo do processo de desbloqueio:

Para maiores informações sobre a pesquisa acesse o PDF divulgado pela Universidade de Michigan

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X