Nova falha de segurança atinge 94,1% dos dispositivos com Android

Nova falha de segurança atinge 94,1% dos dispositivos com Android

A Trend Micro que é uma das maiores empresas relacionadas a segurança da informação descobriu uma nova falha de segurança que afeta dispositivos com sistema Android. A vulnerabilidade pode ser explorada em 94,1% dos dispositivos com o sistema do Google. As versões afetadas vão desde o Android Ice Crew Sandwich até ao recente Lollipop. 

Porcentagem de dispositivos vulneráveis de acordo com a versão do sistema:

  • Ice Cream Sandwich: 5,1%
  • Jelly Bean: 39,2%
  • Kit Kat: 39,2%
  • Lollipop: 12,4%

A falha é explorada graças a uma vulnerabilidade no debugger (depurador) do sistema, e através dessa falha um aplicativo malicioso pode inserir um arquivo ELP (Executable and Linkable Format) para expor a memória do aparelho através de um arquivo log. A partir desse ataque o invasor poderia por em cheque a proteção ASLR ( address space layout randomization) do sistema, para executar por exemplo um código malicioso para diversas finalidades.

O labo positivo deste novo episódio envolvendo o Android é que a Trend Micro já notificou o Google, e na nova versão do sistema, o  Android M, essa brecha já foi sanada. E também vale lembrar que para essa ameaça entrar em vigor seria necessário que o usuário instale o tal aplicativo malicioso de forma manual. Por essa questão a companhia classificou a falha como de baixa periculosidade. Por enquanto nenhuma informação relacionada a uma atualização para as versões do sistema que estão em risco foi divulgada pelo Google.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X