Google demonstra o Project Vault, um cartão microSD com sistema de criptografia

Google demonstra o Project Vault, um cartão microSD com sistema de criptografia

Durante o Google I/O a gigante das buscas demonstrou mais um dos seus projetos ousados, o Project Vault. Trata-se de um cartão microSD que inclui um chip ARM de baixo consumo, NFC, 4 GiB de armazenamento, sistema operacional embutido e um sistema de criptografia que foi projetado para funcionar em qualquer dispositivo que seja compatível com cartão microSD. 

Com esse sistema de criptografia o cartão consegue guardar informações sensíveis aos proprietários, como por exemplo encriptar as ligações que realizamos . Devido a um processamento independente, o cartão consegue diagnosticar se o aparelho está sendo utilizado pelo seu dono.

Com esse computador disfarçado de cartão microSD será possível realizar sua autenticação antes mesmo que um aplicativo ou site solicite a sua senha. Basicamente o Vault é mais um projeto destinado a minimizar o uso de senhas convencionais, tendo um dispositivo completo para realizar a autenticação. 

O Vault é compatível com Android, Windows e o OS X. Assim como acontece nos grandes projetos do Google, por enquanto esse protótipo está restrito a um grupo seleto de 500 pessoas que poderão ter esse primeiro contato com o cartão.  Os planos do Google são de liberar primeiro para o setor corporativo, que irá servir como base para posteriormente liberar para usuários finais. 

O que você achou da ideia? Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: Softpedia

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X