NVIDIA bloqueia que a comunidade de software livre crie drivers de código aberto para as placas de vídeo da série 900

NVIDIA bloqueia que a comunidade de software livre crie drivers de código aberto para as placas de vídeo da série 900

A NVIDIA acabou com a alegria da comunidade de software livre, que desde 2012 vem desenvolvendo o projeto Noveau, que é um driver de código aberto para as placas de vídeo da NVIDIA. O driver é construído sob uma engenharia reversa nos drivers da própria companhia. O projeto é gerido pela fundação X.Org e organizado pela freedesktop.org

Tudo vinha caminhando bem para o projeto, que tem como versão do driver mais atual a 1.0.11, lançada em setembro de 2014. O grande problema é que agora a NVIDIA parece estar disposta a travar de vez o avanço do Noveau. De acordo com relatos dos desenvolvedores do driver alternativo, a NVIDIA está simplesmente bloqueando o desenvolvimento de drivers livres/alternativos para as placas da série GTA 900 (960, 970, 980). 

A NVIDIA oferece drivers de suas placas para o Linux, mas o seu formato e propriedades não são acessíveis para o desenvolvimento em Linux. Na imagem abaixo fica bem claro o suporte da NVIDIA em relação aos drivers para as placas da série 900, como por exemplo a GTX 980.

O grande problema é que essas placas necessitam de imagens do firmware assinado digitalmente. De acordo com informações do grupo responsável pelo Noveau, a NVIDIA iria fornecer esse firwmare assinado especificamente para o uso nos drivers. Mas até agora isso não aconteceu e provavelmente não irá mais ocorrer, impedindo assim que haja a aceleração de hardware.

Vale lembrar que esse não é o primeiro problema entre os responsáveis pelo Noveau e a NVIDIA. Desde o início do projeto a NVIDIA não forneceu qualquer documentação sobre suas GPUs, obrigando que os desenvolvedores do projeto utilizassem a engenharia reversa, através de alguns programas como o Mmio Trace para mapeamento de memória, etc. Para a continuidade do projeto, mesmo com todas essas dificuldades ao passar do tempo, os usuários com drivers da NVIDIA devem contribuir com o desenvolvimento do projeto, fornecendo informações sobre o hardware de suas placas da NVIDIA. 

A NVIDIA alega que essas restrições assinadas via firmware foram feitas para proteger melhor o hardware, seja em relação aos fusíveis e ROM da placa que poderiam ser danificadas por um software mal-intencionado, e as proteções relacionadas ao desligamento dos sensores térmicos e acesso à memória. Então para que o driver esteja “compatível” com a placa precisa ter uma assinatura da NVIDIA.Corp.

Incível que ainda tem algumas pessoas que acreditam que a NVIDIA irá permitir que suas placas de vídeo sejam combinadas com placas da AMD. Essa é uma das características que vem sendo prometidas pelo DirectX 12. Com certeza a companhia irá arrumar alguma forma de bloquear esse recurso, impedindo que a tecnologia SLI seja esquecida. 

Vamos aguardar para ver se NVIDIA irá liberar alguma coisa para a equipe do Noveau, mas infelizmente nada deverá mudar em relação ao que a comunidade do software livre já manifestou.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X