Tecnologia PhysX agora é código aberto

Tecnologia PhysX agora é código aberto

Uma grande notícia foi divulgada por Tim Sweeney, co-fundador da Epic Games, de acordo com o executivo a NVIDIA está oferecendo o código-fonte do tão aclamada e invejada tecnologia PhysX que a alguns anos vem melhorando e muito a física dos jogos que são otimizados com esse recurso. 

A plataforma de desenvolvimento PhysX kit (SDK) já está livre para o Windows, e haverá uma extensão para o PhysX Clothing e PhysX Destruction, para que os desenvolvedores possam criar jogos de forma mais fácil e com um sistema de ambiente mais interativo. A Partir deste mês o SDK da plataforma já estará disponível para Windows, Linux, OSX e Android através do GitHub

O PhysX está presente em grandes motores de jogos, como a quarta versão da Unreal Engine, lançada recentemente durante a CGD 2015, a Unreal Engine 3, Unitly, AnvilNext Engine, Bitsquid Engine, Dunia 2 Engine e REDengine. 

Ao que tudo indica a decisão da NVIDIA em liberar o PhysX foi graças a decisão tomada pela Epic Games, em tornar livre a sua Unreal Engine 4, que aliás parte do motor é baseado na tecnologia da NVIDIA. O novo motor da Epic pode ser baixado gratuitamente aqui, através dessa Engine os desenvolvedores podem criar jogos para qualquer plataforma (iOS, Android, SteamOS, Windows, Mac OS, web (HTML5), Xbox One e PlayStation 4). 

Mas também pode haver outros interesses com essa escolha da NVIDIA, não devemos nos esquecer que a companhia lançou recentemente o console Shield, que roda o Android TV, liberando o PhysX para que os desenvolvedores explorem a tecnologia pode acarretar jogos ainda mais fantásticos para o sistema do Google, e consequentemente bons títulos para o Shield.

Mesmo com essas dúvidas o que importa é que o PhysX agora está com a sua biblioteca aberta e quem irá ganhar com tudo isso somos nós.

Fonte(s): DV Hardware

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X