[Rumor] Nova placa gráfica da AMD, a Radeon R9 380X pode chegar em abril

[Rumor] Nova placa gráfica da AMD, a Radeon R9 380X pode chegar em abril

O ano está apenas no começo mas as especulações sobre as próximas placas de vídeo da AMD já estão a todo o vapor. Desta feita, o site sueco Sweclockers trouxe à tona alguns rumores sobre a Radeon R9 380X. Sim, isso mesmo, 380X. Semanas antes foi especulado que a nova placa top de linha da empresa seria a 390X, mas parece que não será o caso.

Uma explicação para isso é que talvez a arquitetura Fiji XT, que será empregada na nova GPU, não será o chip mais potente da companhia. Então, os executivos decidiram esperar por um momento mais propício para lançar a sua arquitetura mais potente. Talvez quando a nVidia fizer os anúncios das suas novas placas, aí a AMD tentará surpreender lançando uma nova e mais potente arquitetura de processamento.

Ainda segundo os autores suecos a Radeon R9 380X viria com 4.096 núcleos gráficos, ou GCN, da sigla em inglês. Além disso, ela seria equipada com 4 GB de um novo tipo de memória Memória RAM chamada de memória 3D. Em relação às atuais memórias GDDR5, usadas nas placas gráficas mais modernas, ela pode ser até 9 vezes mais rápida! Tecnicamente falando, esse novo tipo de memória é chamada de HBD (High Bandwidth Memory) e tem a capacidade de transferir dados numa taxa de até 640 GB/s. Em outras palavras, o dobro da R9 290X, a atual top de linha da AMD.

Sabemos que comparar apenas especificações técnicas não nos diz muita coisa. É preciso ver o desempenho da placa gráfica na prática. Porém, levando em conta apenas a teoria, a R9 380X tem potencial para ser 45% mais rápida que a R9 290X. E olha que ainda não estamos levando em conta a nova interface de memória, que deixará tudo mais rápido e fluído.

Quanto a data de lançamento desta nova placa, o site aposta no segundo trimetre de 2015, ou seja, entre os meses de abril e junho. Devemos ter em mente, porém, que nada disso foi falado diretamente pela AMD, tratam-se apenas de rumores e boatos. Mas, no mercado de placas de vídeo, geralmente os rumores costumam se confirmar, se não por completo, em parte. Portanto, vamos aguardar pelas próximas informações da próxima placa de vídeo da AMD. Qualquer novidade deixaremos você por dentro.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X