Microsoft libera Windows 10 Technical Preview já com assistente virtual Cortana

Microsoft libera Windows 10 Technical Preview já com assistente virtual Cortana

Na última quarta-feira (21) a Microsoft fez uma longa conferência, de mais de duas horas, onde apresentou, dentre outras novidades, o tão aguardado Windows 10, nova versão de seu carro-chefe. Esta atualização do sistema operacional da empresa promete corrigir os erros cometidos no Windows 8, que já começaram a ser reparados com os dois grandes updates que o sistema recebeu, chamados de Windows 8.1 e 8.1 Update, mas ainda não foram suficientes para aumentar o marketshare. Muitos usuários preferiram fazer o downgrade para o Windows 7 mesmo.

Pois bem, após o anúncio de todas as novidades, os executivos da Gigante de Redmond informaram que liberariam uma versão Technical Preview do sistema em algum momento dessa semana. Porém, eles decidiram adiantar a liberação da imagem ISO e ela já foi disponibilizada na sexta-feira (23), com muitos dos novos recursos apresentados no evento, dentre eles a assistente virtual Cortana e o menu Iniciar reformulado.

Se você já estava testando o Windows 10, a nova build chegará até você na forma de uma atualização pelo Windows Update. Mas, se você quer começar a experimentar o novo sabor do Windows, é preciso se cadastrar no Windows Insider Program, o programa de beta testers da Microsoft. É bem simples se tornar um beta-tester, basta acessar a página do programa, clicar em “Get Started” e se logar com a sua conta Microsoft. Depois, você terá de aceitar os termos de uso e a política de privacidade e, após isso, clicar no link para instalar o Windows 10 Technical Preview. Como o sistema já conta com o idioma PT-BR, basta navegar pela página até achá-lo, escolher uma versão (de 32 ou 64 bits) e começar o download. O sabor de 64 bits tem 4.05 GB e o de 32 possui 3.13 GB.

Por se tratar de uma ISO do sistema operacional, você pode gravar o arquivo num DVD ou então num pendrive bootável e seguir com o procedimento normal de instalação de um novo SO. Dando boot pelo pendrive ou pelo drive óptico e seguindo os passos necessários. Como o nome deixa bem claro, esta versão do Windows 10 é voltada para os técnicos e pessoas que trabalham no ramo de TI. Ainda não é uma versão finalizada e, portanto, não é indicada para usuários “normais”. Aconselhamos também que você crie uma partição separada, apenas para o Windows 10, assim você mantém o seu sistema operacional atual ao mesmo tempo em que pode brincar com as novidades do Windows 10.

Um dia após o anúncio do Windows 10, publicamos um artigo bem detalhado elencando todas as novidades da próxima versão do Windows 10. Se você ainda não leu, vale a pena a leitura. Mas, apenas citando por cima, dentre os novos recursos estão a assistente virtual Cortana, que poderá ser ativada tanto pelo teclado quanto pela voz, o novo menu Iniciar, totalmente reformulado; a Central de Notificações, semelhante ao que temos no Windows Phone; uma loja de aplicativos unificada; o Xbox Jogos e muitos outros.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X