Netflix afirma que nunca oferecerá visualização offline de seu conteúdo

Netflix afirma que nunca oferecerá visualização offline de seu conteúdo

Eu admito: sou fanboy da Netflix. Desde que eu assinei o serviço, só “pra ver qual era”, nunca mais parei de assistir e, sempre que posso, recomendo a amigos e familiares. É simplesmente incrível você poder assistir qualquer filme ou série disponível no serviço, a qualquer hora e em qualquer dispositivo, de smartphones a consoles. Sem falar que o streaming se adapta a largura da sua banda e quase nunca engasga. Porém, como tudo na vida, ainda há coisas que a Netflix poderia melhorar. Por exemplo, o acervo que, apesar de bom, ainda não é tão grande quanto o americano. Mas isso depende mais do número de assinantes do que da empresa. Porém, outro ponto que muitos sentem falta é a de visualização offline do conteúdo. Assim, a pessoa poderia aproveitar o catálogo da Netflix até mesmo quando não tem uma conexão boa disponível, como por exemplo, em viagens.

Entretanto, Cliff Edwards, diretor de comunicações da Netflix, afirmou categoricamente que essa possibilidade “nunca vai acontecer“. MAS PORQUÊ!? Segundo ele, a disponibilização desse recurso apenas seria um paliativo para um problema maior, a saber, a disponibilidade e qualidade do Wi-Fi. O executivo acredita que em dentro de 5 anos nós não estaremos mais falando em offline e online, já que a conexão à internet será algo tão trivial quanto energia elétrica, por exemplo. Conexões Wi-Fi poderão ser encontradas facilmente na rua e as opções domésticas serão cada vez melhores.

No Brasil já temos uma conexão de banda larga fixa decente. Qualquer plano da GVT, NET, Oi Velox supre a necessidade da maioria das pessoas por um preço acessível. Porém, quando saímos de casa, é difícil achar uma rede Wi-Fi realmente boa e que esteja disponível para uso. Até em shoppings e aeroportos elas são raras e, quando disponíveis, são bem caras. As cidades do interior, à propósito, ainda não conta com links de qualidade das operadoras, mesmo no serviço de banda larga fixa. E não vamos nem entrar no mérito da qualidade do 3G por que aí já seria humilhação. Por isso, não creio que isso mudará no Brasil em apenas 5 anos.

Inclusive, a falta da opção de assistir aos filmes e séries offline é usada comumente como justificativa para se piratear e baixar os títulos e episódios nos torrents da vida. Quando você baixa por torrent, aquele mesmo episódio, aquele mesmo filme está disponível para você assistir a qualquer momento, em qualquer dispositivo, em qualquer lugar e até sem conexão, sem buffer, sem tempo de espera, nada! E como a Netflix vem investindo pesado ultimamente em grandes produções originais, a pirataria pode ser o seu calcanhar de Aquiles no futuro.

Por falar na pirataria, o motivo da Netflix não disponibilizar acesso offline ao conteúdo pode ser justamente esse: dificultar a pirataria. Mas qualquer um pode instalar um software que grava a tela do PC e assim conseguir salvar os episódios para se ver offline, portanto, não é uma medida muito eficaz. Claro, questões de contrato e DRM também podem estar envolvidas nessa decisão da empresa de nunca disponibilizar o playback offline aos filmes e séries.

Indo no caminho contrário e certamente visando os clientes insatisfeitos, a Amazon, com o seu serviço Amazon Prime Instant Video, é o único serviço do tipo nos EUA a oferecer o acesso offline ao conteúdo. Atualmente, ele está ativado apenas nos tablets Kindle Fire, mas como pouca gente comprou esses aparelhos, a gigante do varejo norte-americano vai liberar o recurso para mais devices no futuro próximo.

E você, gostaria de poder assistir aos filmes e séries da Netflix offline também? Deixe a sua opinião nos comentários.

Fontes: TechRadar

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X