Google está contra o “plano antipirataria” arquitetado por Hollywood

Google está contra o “plano antipirataria” arquitetado por Hollywood

O caso do vazamento de informações da Sony Pictures continua rendendo, ontem publicamos um artigo sobre “As Maiores Falhas de Segurança em 2014” e mencionamos toda a repercussão que o cancelamento oficial do filme “A entrevista” está gerando. Mas esse episódio está tomando proporções gigantescas, segundo alguns boatos que estão repercutindo pela internet a Sony e outras empresas estão dispostas a reviver os programas anti-pirataria SOPA e PIPA, que foi arquivado pelo Congresso americano em 2012, depois de inúmeros protestos e comoção por parte da população.

Os planos de reviver essas leis estão partindo da Motion Picture Association of America (MPAA). De acordo com alguns relatórios divulgados os sites e serviços de compartilhamento de arquivos estão no topo da lista negra da MPAA.

Durante a primeira tentativa de implementação dessas leis sites como Google, Facebook, Mozilla, Twitter, Yahoo!, Foursquare, Amazon, AOL, eBay. OpenDN, Creative Commons, PayPal, Wikipedia e etc, ameaçaram parar seus respectivos serviços durante um dia como forma de protesto, mas como o projeto não foi adiante a ameaça não foi concretizada.

Dois anos depois, e com os novos boatos que essas leis podem entrar em pauta mais uma vez no congresso, fizeram algumas empresas começarem a se pronunciar sobre isso. A primeira delas é o Google que através do vice-presidente e responsabilidade legal, Kent Walker, disse que “todos estão profundamente preocupados com os relatos recentes que a Motion Picture Association of America secretamente tem arquitetado uma campanha para reavivar SOPA e PIPA.”

Há um claro motivo de o Google estar sentindo as “dores” dessa vontade da MPAA estar disposta a reviver essas leis. De acordo com alguns e-mails revelados durante o ataque a Sony Pictures, ficou claro o “Project Goliath (Projeto Golias) onde diversas empresas e executivos de Hollywood estariam planejando atacar o Google, reunindo um fundo de US$ 500.000 para uma ação legal contra a empresa.

De acordo com informações reveladas pelo The Verge o plano teve inicio em janeiro quando grandes estúdios de cinema (Fox, Universal, Sony, Paramount, Warner Bros e Disney) começaram a doar dinheiro para o projeto.

De acordo com fontes ligadas aos estúdios de cinema o Google é o principal alvo por facilitar a distribuição de material protegido por direitos autorais e o MPAA ainda acusa do Google de desviar o foco das investigações e facilitar condutas ilegais como a compra de drogas ilícitas, tráfego de humanos e o roubo de propriedade intelectual. Briga de “cachorro grande” né?

Em outro e-mail vazado por hackers, Sony, Google e o governo dos EUA tiveram uma reunião em 2012, e claro que o assunto do encontro foi o combate a pirataria. O encontro teria envolvido o CEO da Sony, Michael Lynton os representantes do Google e Jonh Morton, do departamento de segurança nacional dos EUA. E durante a conversa o Google teria deixado claro que iria combater a pirataria de forma incisiva, e em grande parte podemos dizer que a “gigante” das buscas vem buscando novos projetos antipirataria como a criação do “Project Zero” para o monitoramento da rede de forma geral e mudanças no algoritmo que prejudicam diversos sites de Torrents. Será que somente a pirataria é o grande motivo dessa revolta dos estúdios contra o Google? Deixe seu comentário abaixo.

Fonte(s): The Verge, RT.com

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X