Confira o ranking atualizado das maiores fabricantes de smartphones

Confira o ranking atualizado das maiores fabricantes de smartphones

Os smartphones estão crescendo de forma avassaladora, dois dos três telefones vendidos no mundo são smartphones, em 2018 o número de aparelhos dessa categoria triplicará, alcançando 3,3 bilhões de unidades e vale ressaltar que em 2018 teremos uma explosão maior do conceito “internet das coisas” que terá seu ápice em 2020 com 50 bilhões de dispositivos conectados segundo a Cisco e segundo o Gartner hoje 66% dos telefones vendidos são smartphones, mas em 2018 a proporção chegará a 90% até o fim de 2018.

Quanto mais um dispositivo vende, mas empresas querem entrar na briga para roubar mercado de suas concorrentes e é justamente isso que ocorre com os smartphones, nos últimos tempos temos visto uma ascendência gigantesca das fabricantes chinesas, como Huawei e Xiaomi, mas a liderança do ranking de fabricante de smartphones, fica entre aquela velha panelinha de sempre, Samsung e Apple, mas até quando? Segundo dados divulgados pelo Gartner, no último trimestre a Samsung e a Apple ocuparam 37% da quota de mercado, 7% a menos comparado ao mesmo período no ano passado.

Durante os três meses analisando pelo Gartner foram vendidos 456 milhões de telefones, sendo que 301 milhões são smartphones. A Apple conseguiu aumentar sua quota, conseguindo vender 38 milhões de smartphones ocupando 12,7% do mercado. Aos poucos as “queridinhas” da China Huawei e Xiaomi vem crescendo, a Huawei cresceu de 4,7% para 5,3% nos últimos meses, a Xaomi alcançou 4% e já faz parte do Top 5 das fabricantes de smartphones.

Com mais de 73 milhões de smartphones a Samsung alcançou a primeira posição, mas o número está em declínio, uma queda de quase 8%  da base anual e vale lembrar que a Samsung vem planejando reformulações nos seus smarthpones para enfrentar o pequeno crescimento nos lucros. Recentemente a empresa coreana anunciou que em 2015 irá reduzir o número de lançamentos de smartphones, a empresa deverá cortar o número de novidades em 25% e 33%. 

Com essa mudança de panorama a samsung pode acabar se tornando incapaz de lidar com o crescimento exponencial das fabricantes chinesas que estão conquistando seu espaço. O Gartner ressalta que a Apple deverá crescer durante a época de Natal, alcançando um número maior nas vendas do iPhone 6.

Em relação aos sistemas, o Android domina o mercado com uma quota impressionante de 83,1% do mercado, o sistema do Google teve um aumento de 205 milhões de unidades vendidas no último trimêstre de 2013 para 250 milhões no terceiro trimêstre de 2014, enquanto o sistema da Apple teve um aumento de 30 para 38 milhões no mesmo período. O Windows Phone responde por 9 milhões de unidades, e a Microsoft não consegiu explorar o crescimento do mercado de smarphones, perdendo 0,6 pontos percentuais no mercado mundial de smartphones. 

Qual a sua opinião sobre o crescimento das empresas Chinesas de smartphones, acredita numa elevação maior em 2015? Deixe seu comentário abaixo.

Fonte(s): Gartner, G1

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X