Selo “Black Friday Legal” vai certificar lojas confiáveis

Selo “Black Friday Legal” vai certificar lojas confiáveis

Está chegando o mês de novembo que agora, para muitas pessoas, é sinônimo de Black Friday. A Black Friday é um costume originário nos EUA onde as lojas dão descontos muito acima do normal e você pode comprar vários produtos a preços bem camaradas. Ele serve pra dar uma aquecida no comércio antes das vendas de fim de ano. O Brasil importou a ideia mas, como não podia deixar de ser, os lojistas usaram o velho “jeitinho brasileiro” para enganar os clientes. Dias antes da Black Friday, eles aumentavam os preços dos produtos e, no dia da promoção, voltavam ao valor normal e diziam que era desconto. Essa prática ficou conhecida como “tudo pela metade do do dobro”.

Para evitar que as lojas façam esse tipo de coisa, foi criado o selo Black Friday Legal, que será colocado nas lojas que seguirem o Código de Ética no dia das promoções. Essa atitude foi promovida pelo Busca Descontos, afim de dar mais credibilidade ao evento e premiar as lojas honestas, que realmente dão descontos nesse dia. A loja que cometer a prática de maquiagem dos preços será expulsa da rede e terá uma péssima publicidade por parte dos organizadores do evento.

O selo Black Friday Legal está em uso desde o ano passado, com ótimos resultados. Para que a loja seja certificada, os responsáveis devem passar por uma inspeção da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, que faz uma varredura em busca de possíveis irregularidades na empresa, incluindo validade do CNPJ, telefones e endereço. Interessante lembrar, ainda, que há também lojas físicas participando das promoções, contanto que elas ofertem também produtos na web. É o caso das lojas Americanas.

No ano passado, houveram 124 empresas cadastradas na Câmara e que assinaram o Código de Ética da Black Friday Brasil. A expectativa para este ano é de aumento no número de empresas cadastradas até o dia 21 de novembro, que é a data final para o cadastro no programa, exatamente uma semana antes do evento. São necessárias pelo menos 72 horas para aprovação do estabelecimento. A Black Friday Brasil desse ano ocorre no dia 28 de novembro. Portanto, fiquem de olho nas lojas confiáveis e espero que vocês encontrem ótimas promoções.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X