iFixit desmonta o iPad Air 2 e revela que o novo tablet da Apple é super difícil de consertar

iFixit desmonta o iPad Air 2 e revela que o novo tablet da Apple é super difícil de consertar

Faz exatamente uma semana que a Apple anunciou o iPad Air 2, a sua nova geração de tablets. E como já é de costume, a iFixit já pôs as mãos neste novo e cobiçado iPad e fez a devida desmontagem, documentando tudo em fotos, vídeos e textos, no bom e velho estilo “matando a cobra e mostrando o pau”. Neste teardown a empresa revelou que o iPad Air 2 realmente usa um processador Apple A8X, como informado pela Maçã, mas também mostra que ele usa o dobro de RAM que se costuma usar em iDevices, ou seja, 2 GB. A equipe do iFixit também descobriu que é extremamente difícil consertar este novo iPad. Vamos ver estas e outras curiosidades nos próximos parágrafos.

A dificuldade em se consertar o iPad se mostra evidente desde o começo, na abertura do aparelho. Como a Apple usa cola ao invés de parafusos para prender o painel à carcaça, o processo de abertura é muito mais delicado e complexo. Além do mais, nesta nova versão do iPad, a Apple uniu o vidro, o painel LCD e o sensor de toque numa única peça. Foi isso que possibilitou que o iPad Air 2 atingisse apenas 6,1 mm de espessura mas, em contrapartida, é isso que vai inutilizar a peça inteira no caso de algum problema, como uma queda.

É possível também vermos os novos componentes, como o sensor Touch ID, responsável por ler as nossas digitais e desbloquear o tablet. Assim como nos iPhones, ele se encontra junto ao botão Home, um dos poucos botões físicos deste gadget. Como já mencionado, o iPad Air 2 é o mais fino aparelho já produzido pela Apple, tendo apenas 6,1 mm de espessura, mais fino até que o próprio iPhone 6, que mede 6,9 mm de espessura. A nova câmera iSight de 8 MP, felizmente, não cria aquela protuberância incômoda presente nos novos iPhones (6 e 6 Plus). A Maçã também reorganizou os cabos dentro do aparelho, para que tudo fique mais organizado e “bonito”.

Ainda debaixo do capô temos duas antenas Wi-Fi 802.11ac, que é o mais recente padrão de redes sem fio. Podemos ver claramente o novo processador A8X que, segundo os benchmarks, possui 3 núcleos trabalhando a 1,5 GHz. Isso me lembra os antigos processadores AMD Phenom X3, os primeiros a usarem 3 núcleos, ao invés de números pares. Vale ressaltar que a Apple não confirmou nenhuma dessas especificações, pois pra ela esses números não são importantes para a maioria dos usuários. Pelas fotos, também podemos ver os módulos de memória RAM da Elpida, que totalizam 2 GB. Como já dito, é o dobro do máximo já usado em todos os iDevices.

O iPad Air 2 é bastante esbelto e, para conseguir isso, a Apple teve que fazer alguns sacríficios, como na bateria. No primeiro iPad Air a bateria tinha capacidade de 8.827 mAh, já neste iPad Air 2 ela tem 7.340 mAh, ou seja, uma redução de 20% em sua capacidade. A empresa informou que isso não impactará na autonomia deste componente, que continuará sendo de 10 horas. Isso foi possível graças aos novos componentes que possuem maior eficiência energética. Porém, os primeiros reviews dizem que esse número está ligeiramente menor.

Um ponto positivo para a Apple no quesito bateria é que ela não soldou este componente à placa lógica do iPad. Isso facilita a troca de uma bateria com defeito por uma nova. Mas todo o resto dificulta e muito o trabalho de algum técnico que queira reparar o iPad Air 2. Como os componentes estão muito mais compactos, as chances de você quebrar com facilidade mais de uma peça são grandes. Além disso, é usado muita cola pra manter tudo junto. A nota de raparabilidade dada pela equipe do iFixit foi de 2/10. Isso quer dizer que caso ele quebre é melhor comprar outro do que tentar consertar. Se você quiser ver todo o processo de desmontagem, com fotos e tudo mais, clique neste link. Abaixo, temos o vídeo feito pelo próprio iFixit:

 

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X