AMD lança primeiro processador de 5 GHz para PCs comuns

AMD lança primeiro processador de 5 GHz para PCs comuns

A corrida por processadores com muitos GHz foi praticamente abandonada há alguns anos. No seu lugar a busca dos fabricantes se deu por processadores mais eficientes e no uso de vários núcleos. De qualquer forma, para a maioria dos usuários comuns dá a entender que a medida em GHz ainda é muito importante. Desconsiderando o desperdício de energia, de fato um processador com maior frequência geralmente faz mais do que o mesmo em frequência inferior na maioria das situações.

Sem contar os processadores destinados aos entusiastas de overclock, a AMD anunciou na E3 o primeiro processador destinado a usuários comuns que chega nativamente aos 5 GHz.

É o AMD FX-9590, de 8 núcleos. Os 5 GHz são atingidos no modo turbo, quando a máquina precisa de mais desempenho. Infelizmente não há menção sobre a velocidade em modo normal. O modelo inferior FX-9370 chega aos 4,7 GHz – ainda assim bem mais do que os 4,2 GHz do atual FX-8350.

A barreira dos 5 GHz já foi atingida há muito tempo (um da AMD já chegou a 8,4 GHz em OC), a diferença é que desta vez o AMD FX-9590 leva a marca dos 5 GHz para desktops de pessoas comuns, sem a necessidade de fazer overclock.

Os novos processadores são baseados na arquitetura “Piledriver”, conhecida pelo relativo baixo custo e facilidades de overclock. Infelizmente em desempenho bruto ela perde para muitos Core i5.

Eles estarão disponíveis em alguns meses, mas os valores não foram revelados. O press release destaca alguns lançamentos marcantes da AMD, mas não dá detalhes técnicos destes novos. Só saberemos se os 5 GHz valerão o que sugerem na prática assim que surgirem os primeiros benchmarks.

A AMD destaca que foi a primeira a quebrar a barreira de 1 GHz em maio de 2000, além de outras iniciativas importantes no mundo da computação: o primeiro processador de 64-bit compatível com Windows e os primeiros processadores dual e quad-core “nativos”. Ela também inovou com a primeira APU (unificação do processador a um chip gráfico) e o primeiro SoC x86 quad-core. Pena que ela vem enfrentando dificuldades em competir de igual para igual com a Intel nos modelos high-end.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X