Dual boot com Windows 8 pode prejudicar o sistema de arquivos na configuração default

Dual boot com Windows 8 pode prejudicar o sistema de arquivos na configuração default

Um artigo recente do H Online lembra de um problema bastante comum para quem usa o Windows 8 em dual boot com outros sistemas, como distros Linux ou até mesmo versões anteriores do Windows. Vale a pena verificar se não é o seu caso.

O Windows 8 inicia bem mais rápido do que o Windows 7 na maioria das configurações. Por exemplo, com um SSD aqui consegui boots entre 2 e 3 segundos (enquanto o Windows 7 passa facilmente dos 6). Com um HDD o tempo normalmente é maior, mas ainda assim quase sempre fica abaixo do tempo de boot do Windows 7, Vista ou outras versões antigas.

A maior velocidade se dá porque o Windows 8 não executa todas as tarefas de inicialização a cada boot. Não ao menos em sua configuração original. Ao mandar desligar, o sistema hiberna o kernel, serviços essenciais e alguns elementos da memória. Na inicialização estes dados são carregados, já previamente configurados. É quase como hibernar o computador, porém numa experiência híbrida: nem tudo fica realmente hibernado (como as janelas e programas abertos).

Essa opção padrão é boa para a grande maioria dos usuários, especialmente quando só o Windows 8 é usado na máquina. Ao usar outros sistemas há um problema. O sistema de arquivos do Windows fica montado e, na próxima inicialização, é carregado com o cache da forma como estava. Ao iniciar outra versão de Windows ou Linux (ou outro sistema qualquer) e alterar ou criar arquivos na partição do Windows, estes arquivos podem não aparecer ou ficar corrompidos quando o Windows 8 for iniciado.

O sistema de verificação de erros foi bastante aprimorado, mas ainda assim os arquivos podem ser perdidos ou danificados. Quem usa dual boot para gravação na partição do Windows 8 deve desativar a inicialização rápida para evitar este problema.

Isso pode ser feito no painel de controle, indo em Opções de energia > Escolher a função do botão de energia > Alterar configurações não disponíveis no momento. É só desmarcar o item “Ligar inicialização rápida”.

Desativar incialização rápida no Windows 8

Com essa opção desativada o processo de inicialização do Windows 8 será como o do Windows 7: todos os serviços serão iniciados um a um, os drivers serão carregados e inicializados do zero, etc.

Isso ocorre por padrão ao reiniciar o Windows 8 mesmo com o boot rápido ativado, mas não ao desligá-lo. Quem usa um liveCD ou outro de vez em quando não deve ter problemas sérios, mas se você criar ou alterar arquivos com frequencia a partir de outro sistema nas partições montadas pelo Windows, pode valer a pena.

Há uma proposta de alteração no driver do ntfs-3g que a maioria das distros Linux utilizam, mas ela ainda não foi liberada. As próximas versões do driver irão verificar se a imagem do Windows foi desligada no modo de inicializaão rápida, montando assim a partição em modo somente leitura para evitar danos.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X