Um iPhone que não é da Apple: de acordo com uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo a Gradiente lança hoje no Brasil o IPHONE, por meio da IGB Eletrônica (IGB).
A Gradiente solicitou o registro da marca “IPHONE” no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) muito antes do telefone da Apple virar realidade: foi lá atrás, em 2000. O registro só foi concedido em 2 de janeiro de 2008 (Brasil, Brasil…). Com isso a empresa tem o direito exclusivo de produção e comercialização da marca até 2018. O iPhone da Apple foi lançado em 2007, mas a marca não era registrada no Brasil; o lançamento inicial se deu nos EUA.
Durante a fase de reestruturação a Gradiente ficou hibernando, sem anunciar nada relacionado. Agora é pra valer, por meio da Companhia Brasileira de Tecnologia Digital (CBTD), grupo responsável pelas marcas da Gradiente atualmente.
A empresa se mostra confiante e usará todos os meios legais possíveis para garantir o direito de uso exclusivo do nome, o que deixa claro que haverá uma briga judicial com a maçã por aqui. O iPhone conhecido mundialmente pode ter vindo primeiro ao mercado, mas marca registrada é marca…
Esse não é o primeiro nem será o último caso em que uma multinacional enfrenta problemas em determinado mercado, enquanto pode vender seus produtos livremente no restante do mundo. O próprio nome iPhone pertencia a Cisco, o que levou a uma longa fase de negociações entre as empresas. Para citar só dois casos famosos, o Gmail na Alemanha foi chamado de Google Mail porque uma empresa local era dona da marca “Gmail”. A própria Apple enfrentou dificuldades na China para legalizar o iPad que, embora fabricado lá, seu nome comercial era da Proview. Depois de longas batalhas foi feito um acordo na casa de US$ 60 milhões pelo uso do nome pela maçã.
Dado o tamanho da Apple, é de se esperar que ela tente acordos milionários em vez de mudar o nome de um dos seus principais produtos. Se vai conseguir é outra história, já que o Iphone da Gradiente já está à venda.
Conheça um dos modelos
Um dos produtos listados no site da Gradiente já leva a marca. Por R$ 599 fica o Gradiente iphone (grafado em minúsculas) Neo One GC 500 SF, um smartphone dual chip com tela de 3,7 polegadas (320×480), Android 2.3, 3G, Wi-Fi, câmera de 5 MP e cartão de 2 GB. A página de especificações cita um processador de 700 MHz, mas não dá detalhes nem informa a quantidade de memória RAM. É um Android de entrada, apesar das baixas especificações para o preço.
Atualização: nessas horas a notícia já se espalhou mundialmente. Como envolve Apple, deve dar o que falar…
Atualização #2: a marca concedida à Gradiente é “G GRADIENTE IPHONE”.
É diferente de simplesmente “IPHONE” ou “iPhone”, mas ainda assim deverá proporcionar um conflito. É muito estranho ver um “algumacoisa iphone” com Android, dada a popularidade da marca. Em texto “G GRADIENTE IPHONE” pode parecer muito diferente de iPhone, mas considerando a disposição gráfica, é de se esperar que a Apple irá para cima:
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