Apple perde os direitos da marca iPad na China para a Proview

A Apple pode ser grande e exercer uma enorme pressão sobre empresas menores, mas isso não dá a ela poderes absolutos. Na China ela perdeu o nome “iPad” para a Proview, que registrou o mesmo nome bem antes.

A briga não é de hoje. Há muito tempo a Proview tinha o registro da marca na União Europeia, China, México, Coréia do Sul, Cingapura, e alguns outros países. Os registros foram feitos de 2000 a 2004. Em 2006 a subsidiária da Proview Electronics (em Taiwan) aceitou vender a marca “global” para a Apple por £35.000 (passou por uma intermediária, mas no final chegou à Apple). Só que uma disputa ficou pendente: não ficou acertado se a venda valeria para a marca na China ou não.

Depois de muito rolo, um tribunal chinês concedeu vitória à Proview, tendo em vista que a marca foi vendida por uma subsidiária da empresa – e não pela representante oficial. Esta processa agora a Apple, querendo que ela pague uma multa e, se for o caso, troque o nome ou pare de vender o iPad por lá.

Geralmente as vitórias são dadas para a Apple, mesmo que com muito sufoco ou acordos de última hora (basta lembrar do próprio Brasil, com o desfibrilador iPad).

Um advogado da Proview desabafou: “A Apple é como um Golias e tem uma boa imagem, então as pessoas não imaginam que ela pode infringir nossos direitos de propriedade intelectual. As pessoas sempre pensam que só pequenas empresas roubam ideias das grandes.”

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X