Novos drivers da Nvidia para Linux praticamente dobram o desempenho 3D

A chegada do Steam ao Linux está trazendo melhorias práticas diretas em alguns segmentos, caso dos drivers. Se antes não existiam jogos populares exigentes para a plataforma, as produtoras de drivers de vídeo tinham uma preocupação a menos na produção de drivers para o pinguim. A velocidade em renderização 3D ficava longe de ser prioridade.

Nos drivers mantidos pela comunidade é feito um trabalho razoável nesse sentido, mas a dificuldade encontrada em alguns casos é enorme. Caso da Nvidia, que não abre as especificações dos seus produtos para que a comunidade desenvolva drivers melhores. Pelo menos agora ela começa a correr atrás: a última versão do seu driver proprietário para Linux praticamente oferece o dobro de desempenho no Left 4 Dead 2. Essa foi a única medida divulgada oficialmente, com um aumento de 142,7 FPS para 301,4, mudando apenas o driver.

Em outros títulos a história pode ser diferente. Pelo menos para os jogos disponíveis via Steam a notícia é animadora, devendo resultar em melhor desempenho e/ou qualidade também em outras aplicações.

Independente do Steam ou dos jogos, as melhorias no driver podem ser aproveitadas por todos os usuários de Linux com placas recentes da Nvidia. Disponível no site da empresa, a nova versão é identificada como R310. Eles suportam as novas GTX 600, mas também funcionam com vários modelos intermediários e anteriores, incluindo a 8800 GT ou superior.

Como a Nvidia destaca, a produção dos novos drivers foi feita em conjunto com equipes da Valve e outros desenvolvedores de jogos. O código ainda é proprietário, mas a situação parece, no mínimo, “menos pior” do que antes.

Veja mais no anúncio (ainda da semana passada), e segue o link da página de download dos drivers:

http://www.geforce.com/drivers#source=pr

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X