Cortex-A50: processador ARM de 64-bits com o triplo de desempenho dos atuais

A ARM anunciou a série de processadores Cortex-A50, com grandes avanços. Baseados na arquitetura ARMv8, os processadores A50 suportam instruções de 64-bit e podem oferecer o triplo do desempenho dos processadores (ARM) atuais.

Inicialmente serão duas variações: Cortex-A53 e Cortex-A57. O A53 é projetado para oferecer uma melhor relação poder de processamento vs consumo de energia, sendo mais econômico. O A57 já parte para um maior foco em desempenho, potencialmente consumindo mais energia do que seu irmão menor.

Eles podem operar de forma independente ou ser combinados na configuração que a ARM chama de big.LITTLE, rodando em conjunto com um processador Cortex-A7 mais eficiente, permitindo a troca da unidade de execução de código conforme necessário.

Entre os potenciais fabricantes que licenciarão o novo Cortex-A50 estão grandes nomes parceiros da ARM: AMD, Broadcom, Calxeda, HiSilicon, Samsung e STMicroelectronics.

A empresa comenta que nos últimos cinco anos seus projetos de processadores ofereceram aumento de 15 vezes no desempenho de smartphones, permitindo transformar radicalmente a forma como as pessoas utilizam seus aparelhos. As capacidades do Cortex-A50 facilitarão a transição dos 32-bit para 64-bit nesse ramo, aumentando as capacidades de desenvolvimento para os sistemas mobile e seus aplicativos.

Com o uso cada vez mais constante de tablets e smartphones high end, os processadores mobile precisam se renovar, assim como os desktops de algumas décadas atrás. Embora não venda processadores diretamente, a ARM é a empresa mais importante nesse segmento nos dias atuais, já que ela lidera os designs dos processadores que são licenciados a outros fabricantes e então produzidos com personalizações diversas.

Confira o anúncio para mais informações.  

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X