Ubuntu com anúncios? Mark Shuttleworth explica mudança nas buscas do Unity

Ubuntu com anúncios? Mark Shuttleworth explica mudança nas buscas do Unity

Uma mudança polêmica apareceu nas versões em desenvolvimento do Ubuntu 12.10: uma seção “online shopping” nos resultados de busca do Unity. Ao pesquisar por qualquer coisa, uma seção intitulada “Mais sugestões” passa a exibir produtos da Amazon:

Imagem via OMG Ubuntu

O que mais gerou polêmica é que estes links são monetizados, são links de afiliados. A Canonical ganharia algum dinheiro com cada compra por meio destes resultados. Isso tornaria o Ubuntu um “adware”? Para muitos sim, o que gerou uma grande discussão. Para outros e para a Canonical não: seria quase a mesma coisa dos resultados de busca feitos usando o buscador padrão no navegador, estratégia adotada pela Mozilla, por exemplo.

Tentando acalmar as discussões o próprio Mark Shuttleworth fez um artigo explicando a mudança. Ele ressalta que não estão colocando anúncios, mas sim resultados de buscas. Querem tornar as buscas na interface do Unity mais interessantes e dinâmicas, indo além das buscas em arquivos locais.

Ele promete um sistema de pesquisa integrado mais funcional para o futuro, mas a integração e disponibilização prática será feita devagar, permitindo que todo mundo teste, forneça feedback, etc. Para começar vieram os resultados da Amazon. Optaram por isso em vez de esperar vários meses e oferecer um serviço mais completo, porém de recepção duvidosa. A Canonical quer que pessoas reais testem o recurso.

Ele ainda destaca que qualquer um pode usar a tecla Super (do logo do Windows) junto com A para buscar apenas por aplicativos, ou com F para buscar por arquivos. Pelo visto a Canonical não irá reverter o comportamento padrão tão cedo.

No mundo Linux a mudança soa como algo chocante já que, pelo menos até agora, as distros (quase todas) eram mantidas sem integração com serviços online por padrão (descontando aí o sistema de atualizações e instalação de pacotes). Diferente do Windows que contata a Microsoft até para saber se você está conectado ou não só pra mostrar um ícone, ou do OS X que tem grandes restrições no sistema de boot para rodar apenas em hardware da Apple, as distros Linux eram vistas mais como sistemas offline totalmente livres. O comportamento esperado pela maioria é que o sistema nunca se conecte à internet para realizar algo que o usuário não pediu. E exibir resultados de busca de certa forma patrocinados na interface do sistema pode ser visto como algo indesejado, ou no mínimo não solicitado.

De qualquer forma, pelo menos por enquanto as buscas da Amazon podem ser removidas com o pacote unity-lens-shopping:

sudo apt-get remove unity-lens-shopping

Pela recepção negativa em vários sites relacionados a Linux, muitos esperam que a Canonical desista da ideia. Só o tempo dirá.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X