Intel e Valve colaboram com melhorias para os drivers de vídeo no Linux

De acordo com um post do Ian Romanick, engenheiro de software na Intel, a empresa está trabalhando junto com a Valve para melhorar o desempenho dos jogos no Linux usando drivers open source.

Numa visita à Valve a equipe da Intel teve acesso ao código-fonte do Left 4 Dead 2, podendo ajudar nas otimizações e encontrar problemas que afetavam o desemepnho do jogo no Linux. As melhorias e correções de bugs (como essa), feitas tanto nos jogos da Valve como nos drivers da Intel, deverão beneficiar a plataforma Linux como um todo.

Ele comenta no post que há um tempo a Valve dizia a mesma coisa para a Intel: tornar os drivers open source é uma boa ideia, pois facilita imensamente o processo de debug. Ao alterar algumas funções de desenho do jogo e ver de perto o comportamento do driver é algo maravilhoso, mas difícil de ser feito com drivers proprietários, onde vira mais um esquema de tentativas e erros. O contrário também torna tudo mais fácil: alterações no código do driver podem oferecer impactos de melhorias no jogo, que de forma fechada ficaria difíceis de perceber.

A Valve anda trabalhando no Steam para Linux há algum tempo, e nos últimos meses a coisa deu uma grande acelerada. A princípio os jogos portados podem até ser considerado velhos, mas a porta que o Steam está abrindo ao Linux deverá render muitos frutos para o pinguim nos desktops, mesmo que ainda restrito ao seu nicho no começo.

Ah, para fins de esclarecimento antecipando possíveis confusões: os jogos da Valve não serão open source (pelo menos não foi divulgado nada a respeito). O acesso ao código fonte foi liberado para equipes da Intel que desenvolvem seus drivers.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X