XFCE 4.10: O legítimo sucessor do GNOME 2

XFCE 4.10: O legítimo sucessor do GNOME 2

Um problema crônico que se manifesta em muitos projetos no ramo do desktop Linux é a síndrome do “jogar pela janela” que faz com que desenvolvedores que em outras situações são perfeitamente sãos, tenham em alguns momentos atitudes destrutivas, jogando fora o trabalho de anos para recomeçar tudo a partir do zero utilizando alguma nova biblioteca da moda, muitas vezes acabando com um software menos estável ou funcional no final do processo.

Uma vítima desta síndrome foi o GNOME, que depois de quase uma década de evolução contínua dentro da série 2.x, migrou abruptamente para a série 3.x, que além de trazer uma base de código completamente diferente, oferece um ambiente mais limitado, que levou a várias dissidências, como o Cinnamon e o Unity.

Embora o Cinnamon venha conquistando muitos usuários, oferecendo um ambiente de trabalho muito similar ao GNOME 2, outro projeto pode acabar roubando a cena. O XFCE vem evoluindo de forma sustentável nos últimos anos, ganhando ferramentas e funções, ao mesmo tempo em que mantém um consumo modesto de recursos da máquina.

Recentemente foi anunciado o XFCE 4.10, que em vez de revolucionar, oferece um bom polimento de recursos que já estavam presentes nas versões anteriores: http://xfce.org/about/tour

Embora o visual padrão do XFCE em muitas distribuições seja muito feio, o ambiente oferece boas oportunidades de personalização, e uma versão bem calibrada do ambiente pode oferecer uma experiência de uso bem competitiva em relação ao GNOME 2.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X