Relações interessantes entre Mandriva e Mageia

Algumas coisas curiosas rolaram entre o pessoal da Mandriva e da Mageia, que agora finalmente puderam ser expostas à comunidade. Como divulgado, recentemente a Mandriva SA anunciou que a distro será gerida por uma entidade comunitária.

Não bastasse isso, a Mandriva tentou contato com a Mageia para estabelecer uma certa “parceria”. Os termos não ficaram tão claros e o pessoal da Mageia recusou a proposta, apesar de elogiar a abertura.

A Mageia reafirma o compromisso de seguir com um sistema de governança aberto, sendo independente de qualquer empresa, onde os líderes são eleitos e as inclusões são conseguidas por méritos. Eles não querem trocar o modelo ideal que tem dado certo por uma parceria no mínimo duvidosa, com uma entidade que ainda está para se formar (já que não será bem a Mandriva SA, mas a nova entidade que ela estará criando).

Uma coisa interessante é que a Mandriva está considerando apoio da Mageia para a versão de servidor do seu produto. Aparentemente a base da Mageia está melhor do que a da Mandriva, relativamente parada nesse tempo todo. Sobre isso os responsáveis pela Mageia ficam até felizes, ressaltando que o projeto é de software livre, então qualquer um pode criar derivados e enviar contribuições. Quem diria: a Mandriva aproveitando código gerado pelo fork que tanta gente criticou.

Por falar no projeto, falta pouco para ser lançada a versão 2 da Mageia.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X