Novidades no caso Mandriva: a distro voltará a ser comunitária

Novidades no caso Mandriva: a distro voltará a ser comunitária

Depois de muitas voltas e tentativas de recuperação, a Mandriva SA anunciou novos planos para a distro: ela voltará a ser comunitária.

Aviso publicado no site oficial da Mandriva

Na pior das hipóteses o sistema continua em desenvolvimento, sendo bem tratado pelos fãs, entusiastas e eventuais patrocinadores. Não foram revelados detalhes da empresa por trás do projeto. Ela se recuperou? Ela terá novos investidores? Ela irá acabar? Não se sabe ainda.

O que temos é que a distro Mandriva será entregue a um novo grupo comunitário, e a empresa Mandriva SA também fará parte deste grupo. As decisões em torno da distro não dependerão dos objetivos estritamente comerciais da empresa, como ocorria até a última versão dela.

Dadas as incertezas passadas, pode-se dizer que esta é uma boa notícia. Pelo lado negativo ficaremos com duas distros a princípio quase iguais: Mageia e Mandriva. Essa divisão de desenvolvedores acaba prejudicando ambos os projetos, já que os esforços poderiam ser melhor aplicados caso estivessem concentrados num só, de tão parecidos que são (lembra bem o caso do OpenOffice e LibreOffice).

A nova entidade em torno da distro Mandriva será formada nos próximos meses. É interessante notar que, mesmo com a falta de notícias do estado da empresa, a comunidade já começou a fazer rascunhos para uma edição deste ano da distro, com um Technology Preview planejado para o final do mês.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X