Streaming ao vivo para qualquer um: Hangouts On Air do Google+

Um dos destaques do Google+ é o Hangouts, uma videoconferência com seus contatos. No ano passado algumas contas ganharam o recurso para exibição ao vivo publicamente, e agora este recurso está sendo liberado para todos.

Não é de hoje que se fala em transmissão ao vivo no YouTube ou em algum outro serviço do Google. Só que de forma global, sem restrições ou necessidade de parceria (como no YouTube), este é o momento.

O Hangouts On Air exige associação do perfil do Google+ ao do YouTube. Uma vez ativado o recurso na sua conta, basta chamar as pessoas que participarão da conversa, iniciar o Hangout e ativar o streaming. É possível embuti-lo numa página da web qualquer, e após o término o vídeo ficará salvo na conta do YouTube que foi associada.

O Google+ ainda não pegou pra valer. Quem sabe se destacarem mais isso, a rede social finalmente andará mais, sendo uma extensão do YouTube nesse caso. De forma geral o Google+ é integrado a uma série de serviços do Google, fica até difícil vê-lo como um serviço separado. Ele depende de vários outros, e vários outros acabam dependendo dele.

Se as pessoas já tinham a possibilidade de ter um canal no YouTube, agora literalmente elas têm a chance de ter uma emissora de TV na internet, de graça. Não que esse seja o primeiro serviço do gênero, mas por trás dele há toda a infraestrutura do gigante Google e outras facilidades da rede.

Claro, há restrições: vale ler os termos de uso durante a associação. Especialmente violência extrema ou pornografia não são aceitos de forma alguma pelo Google. Nem precisa falar nos clássicos casos de violação de direitos autorais. Quem for usar deve ficar atento a isso para evitar perder a conta.

O serviço estará sendo liberado para todos nas próximas semanas. O vídeo a seguir mostra como ele funciona:

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X