Google oficializa novidades do Chrome OS, como o novo desktop

Google oficializa novidades do Chrome OS, como o novo desktop

O Google anunciou hoje a nova versão do Chrome OS, com aquela interface mais parecida com um sistema operacional de verdade.

ChromeOS

Deixando de ser um mero navegador, mas ainda com foco em “aplicativos” web, o novo Chrome OS tem barra de tarefas, roda os aplicativos em janelas e tem um sistema de notificações típico de desktop.

Notificações

A mudança parece ter sido muito bem recebida, desde quando surgiram as primeiras imagens da versão em desenvolvimento. A ideia de ficar preso a um navegador e nada mais é muito estranha e dificilmente cativaria os usuários atuais de computadores. Assim, pelo menos o Chrome OS parece “menos pior” – afinal ainda depende dos aplicativos web, para os quais muita gente vira a cara.

O The Verge publicou várias telas do sistema e um breve review em vídeo:

Junto com o novo sistema vem novo hardware: o Chromebook mais recente usa um Celeron 867 dual-core de 1,3 GHz e 4 GB de RAM. Com tela de 12,1″ a 1280×800, o restante das especificações é o esperado: Wi-Fi, 3G, duas portas USB 2.0, leitor de cartões… Ele deve oferecer uma autonomia de cerca de 8h.

Novo Chromebook da Samsung

O Chromebox (que lembra bem um Mac mini) vem com o Celeron B840 de 1,9 GHz e praticamente os mesmos recursos do notebook, mais uma porta Ethernet Gigabit e duas DisplayPort, além de uma saída DVI.

Chromebox

Apesar do nome bem queimado para o público técnico, estes Celerons são recentes, baseados num Sandy Bridge de baixo consumo. Este Chromebook deve custar US$ 449, e o Chromebox US$ 329. Ambos são da Samsung.

Com esta nova versão provavelmente a reação negativa do Chrome OS será menor. Se o sistema conseguirá o espaço que o Google pretende, no entanto, só o tempo mesmo para dizer.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X