Chrome OS reformulado: a distro Linux do Google cada vez mais próxima da realidade

Chrome OS reformulado: a distro Linux do Google cada vez mais próxima da realidade

O Chrome OS seria um fracasso. A ideia de tentar vender um navegador como sistema operacional, e apenas um navegador, não é atrativa. As pessoas querem mais. E pelo jeito o Google já está tomando as devidas providências: uma atualização dele renovou totalmente o visual. Agora ele fica mais parecido com um sistema operacional para desktop, seja ele qual for – Windows, Mac e os diversos ambientes para Linux.

Desktop do novo Chrome OS

Além de ficar bem mais intuitivo, o visual conhecido com barra de tarefas, ícones e tudo mais tende a agradar mais os usuários, já acostumados com esse estilo desde quando começaram a usar computadores. O lançador de apps lembra o do iOS, que foi aplicado no Mac OS X Lion:

Lançador de apps

Dessa forma o Chrome OS se aproxima mais de uma “distro Linux do Google” (afinal roda em um kernel Linux), incluindo até mesmo um gerenciador de janelas com aceleração por hardware chamado Aura. O Aura é projetado para fornecer efeitos visuais suaves e estáveis, entregando o gerenciador de janelas em si e também um ambiente gráfico completo e funcional.

Janelas do Chrome no novo Chrome OS

O Chrome OS também vem ganhando aprimoramentos interessantes e desejáveis para um sistema operacional “de verdade”, como o suporte a vários monitores, mais formatos de arquivos (tar, gz e bzip2), melhor player de áudio e vídeo… A tela de configurações também foi melhorada e há um sistema de recuperação mais eficiente, que permite reformatar a mídia de recuperação.

Quem tem um Cr-48, aquele netbook de referência do Google, ficará sem o novo Chrome OS: ele não roda nele, pelo menos não no estágio atual. Aparentemente é compatível apenas com os Chromebooks Acer AC700 e Samsung Series 5.

Para os fãs de Linux, infelizmente essa notícia não deve animar tanto. Tirando os aplicativos nativos, a ideia do Google ainda é focar todo o trabalho do usuário em aplicativos web, aqueles mesmos que rodam no Chrome OS em Windows/Mac/Linux e são distribuídos pela Chrome Web Store. Se o Chrome OS rodará aplicativos Linux no futuro ou não é uma questão que fica no ar. A possibilidade fica mais próxima, “quem sabe”, agora que ele conta com um gerenciador de janelas e quase tudo é open source. Pelo menos a interface pode-se dizer que melhorou, já que a rejeição ao modelo anterior era muito grande.

O blog Google Operating System tem mais imagens de tela mas as principais foram essas (é um blog não oficial sobre vários produtos do gigante). As atualizações estão no canal dev do Chrome OS, e não deve demorar tanto até que uma compilação não oficial traga essa interface para os computadores comuns.

Este vídeo de uma compilação anterior no Chromium OS permite apreciar a nova interface mais um pouco:

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X