Categoria de jogos da App Store está chegando ao Brasil

Categoria de jogos da App Store está chegando ao Brasil

Para nossa alegria finalmente a App Store da maçã liberou jogos no Brasil: tudo indica que agora vai. Diferente da venda de músicas e filmes, que teve um grande atraso em ser lançada por aqui por questões comerciais ou internas da empresa, a categoria de jogos para o iOS não existia por um motivo mais tosco.

Na tarde desta quinta-feira a categoria de jogos misteriosamente “apareceu” na App Store do Brasil, pelo menos na versão web. Muitos usuários estão reportando que já conseguem comprar os jogos.

Página do Angry Birds no iTunes

Brasileiros que queriam aproveitar todo o potencial dos games nos dispositivos com iOS (iPhone, iPad e iPod touch) precisavam fazer gambiarras, usar gift cards ou tentar outras saídas mirabolantes para baixar os apps com conta americana ou argentina – ou de quase qualquer outro país em que a loja funciona. Eu usava uma conta argentina com cartão de crédito internacional emitido no Brasil, mas de uns meses para cá ele passou a ser recusado…

O problema no Brasil é meramente burocrático. A Apple não quis adaptar sua política de classificação de apps para o estilo usado no Brasil. Conforme matéria da Veja isso está mudando: até o final de abril a iTunes Store brasileira passará a vender jogos avaliados pelo Ministério da Justiça. Lauro Jardim, também da Veja, comenta que a iBookstore será lançada por aqui nos próximos 30 dias.

O Google não tem esse problema, alegando que os jogos estão nos servidores dos EUA e são comprados com cartão de crédito internacional, sendo uma espécie de “importação de conteúdo digital”. Sendo assim ele fica livre das classificações exigidas pelo Ministério da Justiça. No Windows Phone os jogos precisam ser aprovados pelo MJ, o que dizem levar cerca de 40 dias – segundo o Gizmodo leva 15, um tempo bem mais amigável.

Dadas as fontes, dá para ter certeza que a categoria de jogos da App Store realmente chega ao Brasil. E a Apple já está liberando vários títulos. Veja você mesmo na página do iTunes:

http://itunes.apple.com/br/genre/ios-jogos/id6014?mt=8

Por enquanto as classificações etárias não parecem ser nacionais. Não dá para saber se a Apple está adotando a mesma postura do Android Market Google Play ou se atualizará as informações posteriormente.

Só fica faltando mesmo o anúncio oficial e a estabilização da categoria nos aparelhos. Peguei um game qualquer gratuito pelo iTunes no computador e deu tudo certo no iPod. Apesar da categoria Jogos não aparecer por aqui no dispositivo, buscando por alguns títulos eles já aparecem e podem ser baixados – mas outros ainda não aparecem, não está totalmente estável.

Como não foi feito anúncio oficial ainda, não reclame se não funcionar para você 🙂

Ah, na Mac App Store a atualização também é visível:

Jogo na Mac App Store brasileira

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X