Symantec confirma que código do Norton Antivirus 2006 publicado é autêntico

Quem tem curiosidade em desenvolver ferramentas de segurança para Windows pode ter uma grande base, apesar de não ser da forma mais bonita: a Symantec confirmou no final de semana que o código do Norton Antivirus 2006 vazado por supostos integrantes do Anonymous é real.

Muito tem sido comentado nas últimas semanas, onde rolou até chantagem financeira para que o código não fosse liberado. Segundo a própria Symantec os Anonymous publicarão em breve o restante dos códigos que possuem. Já publicaram códigos do Norton Utilities, pcAnywhere e Norton Antivirus. A empresa antecipa que provavelmente publicarão também o código do Norton Internet Security. Todos eles em versões de 2006.

Apesar disso a Symantec afirma categoricamente que não, que esse vazamento não compromete os usuários dos seus produtos – pelo menos não nas suas versões atuais. Bem, a postura atual é um pouco contraditória ao que a mesma afirmou em janeiro sobre o código do pcAnywhere, em que recomendou aos clientes o abandono do software até que uma correção fosse liberada. Pelo menos alguns hotfixes para o pcAnywhere foram publicados nesse tempo. Mais detalhes sobre os vazamentos e os links relacionados da fabricante estão aqui.

Considerando que foram feitas poucas modificações internas no Windows de lá para cá (do Vista para o 7 e agora o 8, que trata os apps desktop praticamente da mesma forma), é bem provável que esses códigos possam ser aproveitados por entusiastas para aprimorar a segurança de suas ferramentas, e também pelo outro lado, para explorar eventuais vulnerabilidades. Naturalmente não é necessário dizer onde encontrá-los (torrents…), dado o eventual público alvo interessado.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X