Várias novidades do Explorer no Windows 8

Várias novidades do Explorer no Windows 8

Deixando um pouco a interface Metro de lado, o Windows 8 continuará firme e forte para tarefas tradicionais no desktop “clássico”. O Windows Explorer é um dos programas que está recebendo um tratamento especial. Por desktop clássico aqui entenda como o desktop atual do Windows 7, não o estilo visual do Windows 2000. Nem só de apps Metro se faz o Windows 8, então o Explorer está evoluindo como um aplicativo desktop “tradicional” deveria evoluir.

Muita coisa já foi comentada sobre ele, e quem quer colocar a mão na massa pode baixar o Developer Preview – ou talvez esperar mais algumas semanas, já que o beta está próximo.

Uma das grandes alterações no Explorer se deu na tarefa de cópia de arquivos. Mensagens mais diretas e a possibilidade de pausar e ver a taxa de transferência dos dados são algumas das novidades.

Desde que lançou o Developer Preview a Microsoft tem recebido diversos comentários. Com base neles algumas coisas foram aprimoradas para o beta, e provavelmente estarão na versão final do sistema.

No post desta semana no blog dos desenvolvedores foram comentadas justamente as modificações recentes no Explorer, que ainda não constam no DP.

A resolução de conflitos ao copiar ou mover arquivos ficou mais prática, permitindo evitar copiar ou mover dados que já estejam presentes no destino. Um checkbox na tela de confirmação permitirá pular os arquivos iguais que já existirem no destino, tornando a operação mais rápida.

Opção para pular arquivos iguais já existentes no destino

Essa opção vem desmarcada por padrão, mas assim que marcada, a configuração fica salva. Em vez de usar hashes, o Windows 8 confiará em três dados básicos para determinar se dois arquivos são iguais ou não: nome, tamanho (em bytes) e a data no sistema de arquivos. A precisão da data e hora é melhor em partições NTFS, formato padrão há muito tempo no Windows. Isso não deverá trazer problemas nem identificar dois arquivos diferentes como sendo iguais.

Há melhorias ao pausar a cópia, algo que poderá ser concluído bem depois: ao voltar da hibernação ou suspensão as operações de cópia poderão ser retomadas, sendo esta uma novidade interessante.

Os avisos chatos que ficam aparecendo durante erros na cópia também foram melhorados. Avisos de confirmação aparecerão antes do processo da cópia, e mensagens de erro serão exibidas apenas no final. Sendo assim o Explorer tentará mover ou copiar tudo o que conseguir, deixando para lidar com os arquivos que falharam apenas no final. Isso evita que o usuário tenha que ficar olhando para a tela durante cópias de grandes volumes de dados.

Outra novidade legal é o uso de informações das fotos, puxando dados do EXIF. Muitas câmeras gravam a orientação da imagem. Sendo assim não será necessário ficar rotacionando as fotos, o Explorer já irá detectar a configuração e exibi-las na posição correta:

Fotos no Explorer do Windows 7

Fotos no Explorer do Windows 7

As mesmas fotos no Explorer do Windows 8

As mesmas fotos no Explorer do Windows 8

Os pequenos ícones que aparecem sobre os ícones de pastas para indicar alguma propriedade especial (como compartilhamento) foram removidos. Em vez disso será usada a coluna “Status de compartilhamento”. Ela fica oculta por padrão, e mesmo quando exibida, o consumo de recursos é menor. Isso torna o Explorer mais “leve” e, consequentemente, mais rápido.

Será possível fixar ícones e pastas na tela inicial a partir do Explorer, pelo menu de contexto ou pela barra de ferramentas (Ribbon). Dessa forma é possível manter atalhos para as pastas desejadas na tela de entrada:

Tela inicial com pastas e programas fixados

Tela inicial com pastas e programas fixados

Além do menu para abrir o prompt de comando no Explorer na pasta atual, foi adicionado um para abrir o PowerShell. Quem usa o PowerShell com frequencia terá mais esta facilidade:

Menu para abrir o PowerShell na pasta atual

Menu para abrir o PowerShell na pasta atual

Como já noticiado há algum tempo e é visível no Developer Preview, o Windows 8 sincronizará configurações entre vários computadores da mesma pessoa por meio de uma conta do Windows Live. Entre essas alterações estão as configurações do Explorer. Botões personalizados, configurações de exibição, Ribbon minimizado ou não… Tudo isso será sincronizado, evitando a perda de tempo na configuração de cada computador ou notebook (ou tablet :P) do jeito que você gosta.

Falando no Ribbon, a barra dele virá minimizada por padrão (basta clicar na setinha para baixo, à direita). Os atalhos estarão visíveis nas dicas de tela, aqueles quadros que aparecem ao passar o mouse sobre um item. Este comportamento permite manter o Ribbon visível até decorar os atalhos, sem prejudicar os usuários que não gostaram tanto assim da nova barra.

Como de costume, daqui alguns dias o post do blog estará traduzido para português. Se quiser conferir os artigos anteriores diretamente do site da Microsoft, acesse:

http://blogs.msdn.com/b/b8_br/

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X