Blogger do Google passará a usar ccTLDs para censurar conteúdo

Blogger do Google passará a usar ccTLDs para censurar conteúdo

Com frequencia a justiça e governos de vários países tentam censurar uma coisa ou outra na web, enviando pedidos de remoção aos provedores de hospedagem. Um caso comum é o Google, que tem uma série de serviços gratuitos e não há como controlar o que os usuários postam. Para complicar, o que é proibido num país não é necessariamente em outro. Nem sempre é justo remover um conteúdo da web toda só porque um certo país assim quer, não é mesmo?

Como já faz censurando resultados do buscador dependendo do país, o Google passará a aplicar bloqueio por país no Blogger/Blogspot, seu serviço de blogs.

Para facilitar (ou complicar) ao entrar num blog no Blogspot os usuários serão redirecionados para domínios locais (ccTLD). Isso será iniciado na Austrália, Nova Zelândia e Índia. Pelo que parece a medida será aplicada para outros países no futuro.

Quem quer acessar o conteúdo no blogspot.com sem o redirecionamento pode colocar /ncr depois da URL. Não ficou muito claro que tipo de mensagem seria exibido no país em que o post ou o blog fosse censurado.

Pelo visto a medida será mais eficiente para os blogueiros, que evitarão ter os posts apagados ou a conta suspensa por um pedido do governo. Isso se aplica em casos específicos. Denúncias via DMCA normalmente fazem o Google remover mesmo o post do blog, o que se aplica a todos os países.

O anúncio é parecido com o do Twitter, que irá bloquear tweets a pedidos de governos, sem no entanto removê-los da rede social para os outros países. Naturalmente medidas como essa não são 100% efetivas, já que basta usar um proxy, VPN ou o famoso Tor para acessar com outro IP.

Mensagem indicando que o tweet foi censurado num determinado país

No caso do Google há detalhes na forma de perguntas e respostas nesta página.

Para blogueiros mais experientes e o pessoal ligado em SEO, sabe-se que o uso de várias ccTLDs para o mesmo conteúdo geraria uma grande quantidade de páginas duplicadas na web. Como é um serviço do próprio Google, nada melhor do que eles para entender seu buscador e procurar as melhores soluções. Os blogs com ccTLD usarão a tag rel=canonical para o endereço “oficial” no blogspot.com. Nos posts ou blogs removidos a pedidos do governo/justiça, a tag canonical apontará para o ccTLD em questão – provavelmente dificultando o acesso ao conteúdo removido pelo buscador.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X