Canonical: Ubuntu TV e edições LTS do Kubuntu, Edubuntu e Xubuntu

Canonical: Ubuntu TV e edições LTS do Kubuntu, Edubuntu e Xubuntu

A Canonical apareceu pela primeira vez na CES e veio com um produto que parece estar na moda, depois da febre de netbooks e tablets: um sistema para TVs inteligentes. Nasce aí o Ubuntu TV.

E de Ubuntu a interface tem muito: o Unity. A experiência é bem próxima ao do desktop do Ubuntu, porém otimizada para uso com o controle.

Ainda não há parceiros de hardware confirmados/revelados, mas a empresa espera ter produtos ainda neste ano. Tudo indica que as parcerias são focadas com o mercado de TVs mesmo, não set-top boxes.

Entre outras coisas a proposta da TV é fornecer um sistema completo e expansível, mesclando conteúdo da web, cabo e satélite numa experiência diferente. O Ubuntu One também será suportado no sistema, provavelmente permitindo ver vídeos armazenados lá e, quem sabe, gravá-los.

Ubuntu TV

Nas especificações e requisitos constam dados como suporte a processadores ARM e x86, pelo menos 2 GB de espaço em disco, memória de 1 GB para o sistema e pelo menos 512 MB de vídeo, além de itens básicos para o projeto como HDMI, aceleração por hardware para vídeos full HD, conexões Gigabit Ethernet e wireless, USB host, Bluetooth, etc.

Para quem quer saber mais, há algumas informações preliminares no www.ubuntu.com/tv.

E falando do próprio Ubuntu, agora nos desktops, uma boa notícia para usuários dos variantes Kubuntu, Edubuntu e Xubuntu: eles também terão suporte por longo período na versão 12.04.

Como já bem comentado, o Ubuntu 12.04 LTS será suportado por 5 anos (antes eram 3 para os desktops). O pessoal do Ubuntu Technical Board aprovou uma edição LTS também para os variantes citados.

Apesar de ser possível manter uma versão LTS com outro desktop/ambiente, a garantia de que a distro será atualizada dá mais segurança aos usuários. Problemas e falhas diversas poderão ser solucionadas pensando melhor na base já instalada, algo que não ocorria sempre, já que as correções e novidades mesmo são lançadas nas novas versões que saem a cada seis meses. Para quem não gosta de ficar atualizando (ou não pode) e prefere um sistema mais estável a médio prazo, as versões LTS são as opções indicadas.

Das edições que passam a ter LTS o Xubuntu ficará com o suporte por 3 anos, tempo menor que os outros. Só lembrando, o Kubuntu 10.04 também foi LTS.

Atualização: dá para instalar a interface do Ubuntu TV via PPA para testá-la, sacrificando o Unity 2D.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X