Firefox terá versão com maior tempo de suporte, ideal para empresas

Depois que adotou um ciclo de lançamentos rápidos para o Firefox a Mozilla foi duramente criticada por adminstradores de sistemas corporativos. Desde então ela vem estudando uma forma de contornar o problema. Parece que agora a decisão vai para frente: além do Firefox com lançamentos em poucas semanas, anualmente será lançada uma nova versão especial.

A ideia lembra a adotada no Ubuntu com suas versões LTS. A cada ano o Firefox terá um “Extended Support Release”. Do lançamento da próxima ESR os administradores terão mais doze semanas antes que a versão anterior deixe de receber atualizações, dando tempo para testes e adaptação do que for necessário.

O maior problema do Firefox em ambientes corporativos se dá com sites específicos, aplicativos ou plugins, além das extensões. Muitas vezes uma extensão não funciona ao atualizar o Firefox, já que pode depender de recursos alterados no mecanismo das extensões, ou apenas por uma questão de programação incorreta ou a boba verificação do número de versão. Seja como for, o dia-a-dia de uma empresa não pode ser afetado de um dia para o outro com uma atualização do navegador. E como são várias atualizações por ano…

Por outro lado, não dá para se contentar com uma versão atual do Firefox mantida em uso por muito tempo, já que ela é suportada por um tempo bem menor do que antes – deixando logo de receber atualizações de segurança.

O Firefox ESR resolve isso de uma vez por todas. Para a maior parte dos usuários a edição normal, com lançamentos a cada seis semanas, continua sendo a ideal. Já empresas, universidades e instituições em geral poderão manter a ESR, que receberá apenas atualizações seguras – sem novos recursos nem mudanças no mecanismo de extensões.

Em teoria se os desenvolvedores mudassem o comportameto de desenvolvimento isso poderia ser evitado, já que os padrões da web estão aí para isso e o suporte está sendo aplicado em todos os navegadores – até mesmo no IE, famoso pelo uso de “padrões próprios” antigamente. Mas na prática parece que nada mudará tão cedo. Muitos aplicativos específicos dependem de extensões, e em outros casos o simples fato de ter que ficar atualizando o navegador se torna problemático, demorado e caro.

A primeira versão ESR do Firefox será a 10, que deve ser lançada no final deste mês.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X