Firefox poderá ter versão com maior tempo de suporte, para empresas

Firefox poderá ter versão com maior tempo de suporte, para empresas

Depois que a Mozilla adotou um ciclo de lançamentos mais rápidos para o Firefox, similar ao do Chrome, muita coisa anda sendo debatida. Para usuários domésticos isso é muito bom: o navegador sempre está fresquinho com novos recursos, sem precisar ficar esperando vários anos como ocorria com os navegadores antigamente. Só que para empresas a situação é outra.

Para complicar ainda mais há as extensões que não funcionam com as novas versões, algumas por bloqueios artificiais (uma simples identificação da versão suportada) e outras por mudanças nas APIs e códigos mesmo.

Recentemente foi proposto que o ciclo de versões do Firefox fosse mais apertado ainda, lançando mais versões em menos tempo. A resposta geral foi negativa e isso não ocorrerá por enquanto, mas a ideia ficou aberta para, quem sabe, um dia.

Agora há uma proposta que vai para o lado oposto, organizada pelo grupo responsável pelo suporte empresarial – por conciliar o desenvolvimento do Firefox com a disponibilidade de instalação e atualização em ambientes corporativos.

A proposta (detalhada nesta página) criaria uma nova distribuição do Firefox, alternativa, com suporte por mais tempo. Algo como as versões LTS do Ubuntu, para ficar mais fácil de entender.

O atual sistema de versões tem dois grandes problemas: ele dificulta a certificação de softwares para o Firefox (como extensões, plugins de bancos, instalações automatizadas em alguns ambientes, etc) e traz falhas de segurança a médio e longo prazo para quem não quer atualizar. O problema é real e causa muita dor de cabeça, podendo fazer com que várias corporações deixem de usar o Firefox.

A nova proposta criaria um Extended Support Release (ESR). Ele seria baseado em algum lançamento normal do Firefox, mas seria mantido por sete ciclos de lançamentos – 42 semanas, atualmente. Para facilitar os testes e implantações, entre um ESR e outro seria dado um tempo de dois lançamentos (12 semanas) antes que o ESR antigo deixasse de receber suporte. O gráfico abaixo explica bem:

Proposta para versão com suporte mais amplo do Firefox

A versão ESR seria atualizada apenas com falhas críticas ou problemas de segurança, sem receber novos recursos nem quebrar as extensões. Atualizações com alterações na interface, no motor de renderização ou melhorias de desempenho, mudanças técnicas, etc, ficariam de fora.

Esta proposta ainda precisa ser aprovada, e estará sendo debatida por vários dias. Se o Firefox quiser manter o atual ciclo de versões para usuários finais, será uma boa, pois parece ser a única saída para agradar ambos os lados.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X