Google melhora controle de privacidade dos anúncios no Gmail e no buscador

Google melhora controle de privacidade dos anúncios no Gmail e no buscador

Quase todo mundo usa algum serviço do Google, como o Gmail ou pelo menos o buscador. Nesses serviços são exibidos anúncios, que são uma grande fonte de renda para o grupo. Mas diferente de alguns anúncios fixos em determinados sites, os anúncios do Google quase sempre são bem direcionados, focando justamente nas áreas de interesse dos usuários. Como o Google obtém essa informação?

Resumindo, é muito fácil. Além de anúncios relacionados ao conteúdo da página (que pode ser o texto do e-mail que você estiver lendo no Gmail) o sistema usa um histórico dos seus hábitos na internet. Por exemplo, se você pesquisar por hotel em determinada cidade, numa busca futura ele pode exibir anúncios de hotéis para a mesma cidade, mesmo que você tenha pesquisado apenas por “hotéis”, sem especificar o local.

Isso é muito bom para os anunciantes, claro. E normalmente, para os usuários, também. Só que nem todos gostam: há toda uma questão sobre privacidade envolvida. Depois de várias reclamações, denúncias e investigações em diversos países, o Google passou a ofercer algumas alternativas, como a possibilidade de desativar os anúncios personalizados.

Agora estão lançando mais uma novidade no serviço. Será mais fácil identificar o motivo pelo qual um anúncio foi dado como relevante para você. Em breve, ao lado dos anúncios do Google no Gmail e no buscador aparecerá um link como “Por que estes anúncios?”.

Em breve, Google explicará porque optou por exibir determinado anúncio para você

Na página de preferência de anúncios você pode optar por desativar categorias ou anunciantes, além de sair do sistema de personalização, livrando-se do problema da “privacidade”.

Em geral isso tudo ajuda mas não elimina completamente o problema, se é que pode ser considerado um problema. A forma mais eficiente de fugir disso seria deixar de usar tais serviços, o que pode ser muito difícil – mesmo desativando a opção de anúncios personalizados, você não tem como saber se estão ou não guardando seus hábitos, e há quem se preocupe com isso.

Há mais alguns detalhes no blog do Google e também no do AdWords – a plataforma onde os anunciantes cadastram os anúncios.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X