Microsoft: O Windows 8 consumirá menos memória que o Seven

Microsoft: O Windows 8 consumirá menos memória que o Seven

Historicamente, as novas versões do Windows consomem sempre bem mais recursos de sistema que as anteriores. Foi assim com a transição do Windows 3.11 para o 95, do 95 para o 98, do 98/Me para o XP e também do XP para o Vista. A única exceção ficou por conta do Windows 7, que na maioria das situações possui requisitos de sistema similares aos do Vista.

Entretanto, com o Windows 8 a Microsoft está prometendo reverter este ciclo, oferecendo pela primeira vez um sistema que consumirá menos memória que o antecessor. Alguns dos recursos implementados para atingir a meta são um gerenciador de memória capaz de detectar itens duplicados na memória (mantendo apenas um) e definições de prioridades para os executáveis, que permitem ao sistema descarregar itens de baixa prioridade primeiro, mantendo assim a responsividade do sistema. Muitos serviços passam a rodar com menos frequência, ou a serem ativados apenas esporadicamente em vez de permanecerem ativos continuamente na memória, como no caso do Windows Update e do serviço Plug-and-Play. Estas mudanças foram detalhadas em um post no blog de desenvolvimento do sistema.

Embora a promessa de um sistema mais limpo e otimizado seja antiga, dessa vez a Microsoft tem realmente um bom motivo para apertar o cinto, que é a necessidade de emagrecer o sistema para que ele possa rodar de forma satisfatória também em processadores ARM. Embora a versão ARM do sistema seja constituída de binários diferentes, e compilada especificamente para a plataforma, a maior parte do código do sistema é comum entre as duas plataformas, de forma que fazer um sistema enxuto ajuda em ambas as versões.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X