Lançamento do iOS 5 é hoje: uma das melhores atualizações para iPhone, iPad e iPod touch

Lançamento do iOS 5 é hoje: uma das melhores atualizações para iPhone, iPad e iPod touch

A Apple lança hoje ao público geral o iOS 5, atualização gratuita do seu sistema mobile. Ele será o sistema chefe no iPhone 4S, mas também será disponibilizado para algumas gerações anteriores, como é de costume da Apple. Ainda restam algumas horas para a liberação. O icloud.com já pode ser acessado sem uma conta de desenvolvedor, mas requer um dispositivo com iOS 5 já configurado ou o Lion.

Proprietários de um iPhone 3GS ou 4, iPod touch de 3ª e 4ª gerações, ou qualquer uma das versões do iPad poderão aproveitar a atualização. Para isso basta pegar o iTunes 10.5 (disponível para Mac e Windows) e conectar o aparelho ao computador, clicando em “Buscar atualização” na seção correspondente no iTunes.

Aliás, esta é praticamente a última vez que será necessário usar o iTunes: o comando do iPhone, iPod touch e iPad ficará independente do computador. Essa é uma boa notícia também para usuários de Linux, sistema que não conta com uma versão oficial do iTunes. Com o iOS 5 as atualizações do sistema poderão ser baixadas e instaladas “over the air”. Os backups poderão ser feitos no iCloud, dispensando o processo no computador. Isso também facilita a vida de quem compra um novo produto desses sem ter computador, já que até a configuração inicial se dará no próprio aparelho.

Livre de PC: a configuração inicial dos novos produtos com iOS será feita no próprio aparelho

Desde quando foi anunciado, a Apple divulga cerca de 200 novos recursos no iOS 5. Os principais são destacados nesta página.

As notificações lembram um pouco o Android: aparecem no topo, numa lista que pode ser “puxada”. Elas não são intrusivas: não interrompem a execução do aplicativo atual, como um jogo, por exemplo. A tela bloqueada também poderá exibir notificações, e deslizando o dedo sobre a notificação desejada você é levado direto ao app correspondente.

Tela de notificações no iOS 5

Existem muitos serviços de chat, é verdade. Mas a Apple não está nem aí e lançou assim mesmo o iMessage, que promete facilitar a vida de quem tem amigos com outros produtos mobile da marca. O iMessage permite conversar com amigos que também usam produtos com o iOS 5. Funciona tanto por 3G como Wi-Fi, e também permite enviar fotos, vídeos, informações de locais, etc. É possível continuar a conversa em outro dispositivo qualquer, já que as mensagens são enviadas e sincronizadas entre todos eles. De certa forma ele pode substituir as tradicionais mensagens de texto (SMS), com a vantagem de estar disponível também no iPod touch e iPad sem 3G.

As assinaturas de jornais e revistas ficam agrupadas no app Banca. Novos números das revistas digitais são baixados automaticamente assim que disponíveis, levando para a assinatura de conteúdo algo que já se vê a muito tempo para podcasts.

O aplicativo Lembretes serve justamente para isso: lembretes. Ele pode ser usado como um complemento a outros apps do gênero, como iCal ou Outlook, sendo inclusive integrado a eles. É possível definir um local para o alerta, por exemplo, para ser lembrado de comprar alguma coisa assim que você entrar no mercado.

A integração com o Twitter parece algo bobo por ser simples, mas na prática acaba fazendo a diferença, já que no iOS antes isso não era tão prático. Os apps oficiais contarão com uma opção para publicar coisas no Twitter, sendo algo bem rápido e eficiente. Funciona no Safari, Fotos, Câmera, YouTube e Mapas.

O app de controle da câmera tem grandes novidades também. Muitas vezes você precisa tirar uma foto imediatamente, sem ter tempo de desbloquear a tela e digitar a senha, caso contrário perderia o momento. No iOS 5 isso é possível: há um botão dedicado para a câmera na tela bloqueada.

Aplicativo para controle da câmera

Dá para tirar a foto usando o botão (físico) de aumentar volume. A foto pode ir para o iCloud e ser replicada a todos os seus dispositivos assim que tirada, se esta opção estiver ativada, claro.

Há ainda melhorias diversas no aplicativo de fotos, no Safari, Mail, Calendários, e muito mais. O visualizador de fotos ganhou recursos básicos de edição. O Safari pode eliminar todo o restante da página, focando apenas no conteúdo: basta usar o botão Leitor. No iPad ele ganhou abas clássicas, tornando a experiência bem mais agradável para os acostumados com o desktop.

Modo de leitura no Safari: extremamente útil em telas pequenas, como no iPhone e iPod touch

Outro recurso que merece destaque é a sincronização com o iTunes no Mac ou Windows via Wi-Fi. Se o computador e o aparelho estiverem na mesma rede, a sincronização poderá ser feita sem o cabo.

Se estiver interessado você pode aproveitar e ver o vídeo de apresentação. Abaixo está a apresentação inteira de junho, num dos últimos momentos de Steve Jobs ao público, onde foram detalhados o OS X Lion, iOS 5 e iCloud.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X