Google lança aplicativo de acesso remoto ao desktop para o Chrome

Google lança aplicativo de acesso remoto ao desktop para o Chrome

O Google anda explorando novos tipos de software: foi lançada uma versão beta de um aplicativo de compartilhamento do desktop para o Chrome, anteriormente conhecido como “Chromoting”. A extensão Chrome Remote Desktop BETA (em maiúsculas, destacando que não está pronta) permite acessar o desktop completo de outro computador, algo extremamente útil para auxílio e suporte, além de tarefas administrativas.

A ferramenta funciona dentro do Chrome. A área de trabalho do sistema aparece numa janela de aba comum:

Acessando o desktop do Windows no Mac, via Chrome

O sistema é interessante por ser multiplataforma e “simplesmente funcionar”, permitindo compartilhar a área de trabalho (nos dois lados) entre sistemas com Windows, Mac, Linux e Chrome OS (testei apenas entre Mac e Windows).

Para acessar o compartilhamento é necessário garantir permissões na conta Google e fornecer um código de acesso, que é temporário e gerado a cada nova conexão. O código gerado é exibido na máquina que terá sua tela compartilhada.

Tela para garantir a permissão de compartilhamento

Tela com o código a ser inserido na outra máquina

Tela compartilhada

A extensão, que na verdade está mais para um aplicativo, pode ser baixada na Chrome Web Store. Como várias outras coisas do Google, é gratuita.

Uma mensagem na lista de e-mail do Chromium traz alguns detalhes técnicos da ferramenta: ela usa uma espécie de conexão p2p usando a libjingle (uma coleção de ferramentas P2P do Google). A conexão é protegida por SSL e os gráficos são codificados com o VP8, codec de vídeo do Google.

Curiosos e desenvolvedores podem dar uma olhada no código fonte, disponível no Google Code. Certamente este recurso garantirá parte do sucesso do Chrome OS em ambientes corporativos, uma fatia de mercado que o grupo pretende obter para si.

Em caso de dúvidas ou problemas vale ler a documentação. No estado em que se encontra esse aplicativo ainda tem alguns problemas e é visto como “lento”, mas tem um grande potencial, especialmente pela facilidade de uso, por ser gratuito e multiplataforma.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X