Publicado beta 1 do Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot

Foi lançado hoje cedo o beta 1 do Ubuntu 11.10, Oneiric Ocelot. Essa versão aprimora bastante o Unity, polêmica interface que divide opiniões entre usuários antigos da distro.

Há muitas melhorias e correções no ambiente, tanto visuais como técnicas. Algumas são exibidas neste vídeo do André Gondim:

Outra mudança foi a escolha do LightDM em vez do GDM, oferecendo uma tela de entrada diferente, com mais características do estilo atual do Ubuntu:

Além disso o indicador e alternador de usuários foi alterado, com novas opções nos menus. O Alt + Tab redesenhado ficou bem melhor, algo mais finalizado e esperado para uso prático. Esses e outros detalhes já foram comentados em outras notícias, como esta.

O beta 1 vem com kernel 3.0.1, base do GNOME 3.1.5, Thunderbird 7, Firefox 7, ferramenta de backup Deja Dup, central de programas reestilizada, entre outras coisas.

De forma geral o ambiente de trabalho Unity está ficando mais maduro, corrigindo os probleminhas pontuais e vários conceitos trabalhados pela metade nas versões anteriores. Muita gente não gosta, enquanto outras se sentem extremamente confortáveis nele. É um ambiente promissor. Essa adaptação nas novas versões já era algo esperado, afinal desenvolver a interface/ambiente do zero não é nada fácil, considerando os ambientes já disponíveis quando o Unity foi criado (especialmente GNOME e KDE).

Muita gente reclama quando falamos que o Ubuntu não usa o GNOME, ou não “vem” com o GNOME. De fato ele vem com vários componentes do GNOME, quase o GNOME inteiro, só que o que ele mostra para o usuário é o Unity, seja 3D ou 2D. Não dá para afirmar assim que é uma distro com ambiente GNOME por padrão. É simples entender e gosto de repetir que tutoriais para iniciantes feitos para o Unity não servem para o GNOME, e vice-versa. O ambiente é outro. Por mais que o Unity dependa do GNOME, não é entregue por padrão um ambiente GNOME puro e completo, com o GNOME Shell. Para o usuário final não importa a parte técnica por trás da tela, como as bibliotecas ou funções são interligadas, etc. Importa como ele irá interagir com o sistema e receber o retorno na tela. Nesse sentido, o Unity é diferente do GNOME e não pode ser visto como o mesmo ambiente. Falar que o Ubuntu vem com GNOME por padrão seria induzir os usuários leigos a erro. Naturalmente, quem quiser poderá depois instalar o ambiente gráfico de sua preferência.

Para baixar o beta 1 escolha a imagem desejada nesta página. No dia 22 de setembro deve sair o beta 2, e a versão final chega em 13 de outubro.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X