Tour visual pelo Ubuntu 11.10

Tour visual pelo Ubuntu 11.10

Se você quer ter uma ideia de como anda o desenvolvimento do Ubuntu 11.10 mas não quer ou não pode testar as compilações de teste, veja este tour visual (versão traduzida automaticamente, se não puder ler em inglês).

O beta deve ser lançado em primeiro de setembro. Os recursos já estão definidos, não devendo ter alterações radicais daqui até o lançamento.

Menu de aplicativos e campo de busca

Há várias imagens comentadas dos recursos do Ubuntu, mostrando principalmente o avanço do Unity: a interface criada pela Canonical.

Integração com redes sociais

Software Center

Inicialmente criado para netbooks, a Canonical decidiu tornar esse ambiente o padrão também nos desktops. As versões iniciais naturalmente pareciam incompletas, algo que está melhorando bastante no decorrer do desenvolvimento.

Apesar de usar componentes do GNOME e aplicações GTK, o ambiente Unity não é o GNOME, algo que alguns ainda pensam. Tutoriais escritos para o GNOME não servem no Unity, e vice-versa. A experiência de uso é diferente, o modo de fazer as coisas e tudo mais também.

Outra opção ao Unity é o próprio GNOME 3, que mudou muita coisa perto da série clássica. Só que muita gente não gostou dele, incluindo famosos influentes na comunidade open source. Para todos os outros ainda existem KDE, Xfce, Lxde…

O Ubuntu 11.10 será lançado em 13 de outubro, mas quem quer uma prévia pode pegar as compilações de desenvolvimento.

Outros bons sites para ficar a par das novidades são o OMG Ubuntu e o site do André Gondim.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X