Guerra de patentes: HTC recebe patentes da Google e processa Apple

A guerra com base em patentes chega a ser surpreendente. A HTC está processando a Apple por violação de patentes nos Estados Unidos, patentes essas que a HTC adquiriu da Google.

Como todos já devem ter ouvido falar, a Apple (e tantas outras empresas) com frequencia usa patentes duvidosas para atacar a concorrência. Duvidosas porque, numa análise geral, vemos que as patentes tratam de coisas genéricas. Métodos para desenhar uma interface de usuário, local para posicionar um determinado item na tela, melhor forma para salvar determinado arquivo de configuração, etc. Coisas básicas que todo mundo questiona se seria justo ou possível patenteá-las. Em vários países algumas ideias básicas ou absurdas a nível de software conseguem ser patenteadas com facilidade, prejudicando projetos futuros que acabam esbarrando naqueles conceitos básicos. Isso vem prejudicando o Android, é claro, direta e indiretamente.

A Google vem se armando contra isso, adquirindo cada vez mais patentes por aí, incluindo a grande compra da Motorola. Até então a Apple evita processar diretamente o fabricante do Android, ela cai em cima dos fabricantes de hardware que usam o sistema – como a HTC, Samsung, entre várias outras empresas.

Por enquanto a Google estava quetinha, mas o fornecimento de patentes para a HTC para proteger o Android parece ser a primeira jogada do outro lado, com a mesma arma.

Alguns detalhes da ação estão no Bloomberg, com algumas descrições das patentes envolvidas no FOSS Patents. Entre as patentes estão algumas que eram da Palm, Motorola e Openwave. Elas se aplicam a alguns recursos do Mac, iPhone, iPod e iPad.

Dificilmente derrubarão a Apple ou farão com que ela pague royalties pelas patentes envolvidas nos seus dispositivos, o mais provável é que cheguem a um acordo onde uma deixa de processar a outra – isso se a justiça considerar que realmente a Apple viola essas patentes da HTC.

As empresas não falam dos valores negociados pelas patentes. Muitos deduzem que a Google acabou fornecendo as mesmas com um grande subsídio (talvez até mesmo de graça), afinal o objetivo é proteger o Android. Sozinha, a HTC não teria como competir com a Apple. Se a HTC conseguir equilibrar a briga com a maçã agora, é bem provável que esta ação se repita no futuro com outros fabricantes parceiros do robozinho verde.

Além das patentes envolvidas no Android, outro problema que os fabricantes andam enfrentando com a Apple se dá quanto ao visual dos tablets, mais especificamente a Samsung. Nesse caso pode ser mais difícil disputar, já que não parece que a Google tem em seu arsenal de patentes algo que possa ajudar a Samsung. Falando nisso, o mais novo local de disputa entre Apple e Samsung é o Japão.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X