3 anos de Google Chrome, e infográfico com a evolução da web

3 anos de Google Chrome, e infográfico com a evolução da web

O navegador Google Chrome faz 3 anos. Ele foi um dos navegadores que mais elevou o ritmo de desenvolvimento num curto intervalo de tempo, até porque chegou tarde, já com vários concorrentes antigos no mercado, com destaque para IE e Firefox.

Com interface limpa e conceito radical para a época, conquistou muita gente. Um dos maiores destaques mesmo é a velocidade: a montagem das páginas e execução de Javascript são extremamente rápidas quando comparadas aos outros navegadores, diferença essa perceptível principalmente ao comparar as versões antigas com os navegadores da época. Hoje a coisa mudou um pouco, afinal os outros também correram atrás de otimizações nos seus motores.

O Safari da Apple também tem um ótimo desempenho ao lidar com scripts e HTML 5, mas ele não é tão popular entre usuários do Windows. A base dele e a do Chrome é a mesma: o WebKit, que completou 10 anos recentemente. Naturalmente há diferenças nas implementações e um certo atraso em um ou o outro, com relação aos recursos implementados pelo Google ou pela Apple, mas no final a essência do código é quase a mesma.

Comemorando o aniversário de 3 anos do Chrome, o pessoal do Google fez um infográfico interativo exibindo a evolução da web. É muito interessante acompanhar os detalhes dele:

Infográfico: a evolução da web

O infográfico é feito em HTML 5, afinal não poderia deixar de ser. Veja em:

http://evolutionofweb.appspot.com/

Ele trata dos grandes navegadores, não só do Chrome. Há vários marcos importantes na história, como as versões do HTML, além da introdução de cookies, SSL, JavaScript, Flash, CSS2, XML, Ajax… e tantos outros nomes, para não citar os novos do HTML 5.

Uma coisa curiosa é que há screenshots de vários navegadores antigos, incluindo o Mosaic e Netscape.

Mosaic 1.0

Netscape 1.0

Opera: apesar da idade e evolução em recursos e velocidade, não consegue ser popular

Dá para matar a saudade (pensando bem… ou não :P).

No caso do Chrome os destaques do último ano estão listados no blog do Google (em inglês). Pode não parecer mas há muita coisa, tanto na interface como no motor do navegador. O Chrome tem ficado mais rápido, mais acessível e seguro, além de suportar antecipadamente os rascunhos dos padrões que dominarão a web do futuro.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X