Java oficial da Oracle não poderá mais ser distribuído com distros Linux

Nesta semana a Oracle encerrou a licença que permitia a redistribuição do Java em distros Linux (ou outros sistemas, mas normalmente eram distros mesmo), incluindo repositórios online desses sistemas.

A licença “Operating System Distributor License for Java” (DLJ) foi criada pela Sun em 2006. Apesar de não ser livre, ela permitia a inclusão das bibliotecas de runtime do Java nas distros ou em seus repositórios.

Antigamente o Java oficial até tinha alguma vantagem, já que o OpenJDK era imaturo e não funcionava bem com boa parte dos sites e applets, mas nos últimos tempos ele foi perdendo relevância frente aos avanços da versão comunitária.

De qualquer forma isso não muda muito, pois muitas distros já distribuem o OpenJDK em vez do Java “oficial” há um bom tempo. Usuários que não podem usar a versão comunitária por qualquer motivo podem baixar o Java no site da Oracle (mas não inclui-lo nas distros para redistribuição). Só que ainda hoje eventualmente um site ou outro não funciona com o OpenJDK, muitas vezes por motivos artificiais ou problemas com certificados. É algo comum em sites de bancos.

Um funcionário da Oracle até postou a decisão em seu blog. Sylvestre Ledru, que mantém o pacote sun-java6-jre no Debian, destacou que alguns pacotes dependem exclusivamente dos binários da Oracle e que ainda há problemas com o OpenJDK, como com algumas fontes e applets, entre outras coisas.

Ele pede que os bugs sejam reportados, podendo ser no Debian bug tracker, launchpad ou até mesmo como comentário no post dele. Ele tentará repassar o possível para os desenvolvedores upstream, tentando garantir que o OpenJDK seja tão bom quanto o sun-java6.

Outro destaque que ele lembra é que, de acordo com o Debian Popularity Contest (ou o do Ubuntu), são reportadas 836864 instalações do sun-java6-jre contra 749731 do openjdk-6-jre, mostrando que a versão proprietária é usada por muita gente e não deveria ter sua redistribuição restrita ao site oficial.

O que alivia um pouco é que as implementações da versão 7 do Java da Oracle estão bem próximas às do OpenJDK 7, provavelmente trazendo menos problemas do que na era da versão 6 (pelo menos em teoria).

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X