SuVolta: tecnologia pode cortar consumo de energia de chips pela metade

A SuVolta, uma pequena empresa criada por um grupo de veteranos do Vale do Silício, desenvolveu a tecnologia PowerShrink, que é tida como capaz de reduzir o consumo de energia de chips em 50%. Sua tecnologia tem atraído a atenção da Fujitsu, que inclusive licenciou a novidade da SuVolta, incorporando-a em projetos de chips a partir do próximo ano. Analistas acreditam que, com a Fujitsu na jogada, é possível que esta novidade tenha aceitação generalizada, e se torne comum.

Enquanto a Intel recentemente anunciou que estaria avançando para uma técnica de fabricação tridimensional, eficiente porém cara, para poder atingir um consumo menor de energia em seus chips, a SuVolta oferece basicamente os mesmos ganhos, mas em um processo de fabricação mais barato, e tradicional.

O projeto da SuVolta é focado em reduzir as perdas de energia em um chip convencional. Apesar de não revelar detalhes de sua abordagem, a empresa alega que permitirá a designs atuais reduzir em até 50% o consumo de energia, em comparação a um chip sem a técnica anti-perdas embutida.

A companhia já está produzindo chips funcionais com a Fujitsu, mas a tecnologia não estará disponível no mercado antes da próxima e menor geração de chips serem comercializados, no próximo ano. Este chip da Fujitsu será focado em smartphones, especialmente.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X