Pagamentos da Apple à Nokia podem chegar a 138 milhões de dólares por trimestre

Um analista da Deutsche Bank, Kai Korschelt, elaborou uma estimativa mais precisa de quanto o acordo de patentes, relativo à uma disputa judicial sobre a tecnologia 3G, entre a Nokia e a Apple deverá custar à segunda. Os números de Kai assumem um royalty de 1% em todos os iPhones vendidos no primeiro trimestre, o que excede a marca de 110 milhões de unidades; também pressupõe uma preço médio de venda de 550 dólares por aparelho. Com isso em mente, o gasto inicial da Apple pode ser de 420 milhões de Euros, ou quase 608 milhões de dólares.

Continuando com o pagamento de royalties, a Apple pode acabar gastando 95 milhões de Euros em uma base trimestral, o equivalente a quase 138 milhões de dólares. O montante obviamente oscilaria, tendo em vista altas e baixas nas vendas, mas a Apple tem vendido iPhones em ascendência constante. A empresa da maça poderá ter que pagar mais de 1 bilhão de dólares à Nokia até o final deste ano. Se a vendas se mantiverem estáveis em 2012, a Apple poderá desembolsar mais 550 milhões de dólares.

A curto prazo, é esperado que a Nokia use o dinheiro para impulsionar sua situação frente aos smartphones e celulares. Embora a empresa finlandesa ainda seja uma líder mundial em algumas áreas, tem perdido sensivelmente em se tratando de smartphones, em grande parte pelo sucesso do iPhone e outros dispositivos baseados no Android, do Google. A transição de plataformas, do Symbian para o Windows Phone, prejudicou, pelo menos a curto prazo, ainda mais a situação da Nokia.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X