Pesquisa: memória PCM é testada em protótipo de SSD

Pesquisa: memória PCM é testada em protótipo de SSD

Os nossos SSDs atuais são o sonho de consumo de muita gente, mas sempre dá para melhorar, como provaram os japoneses pouco tempo atrás. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos EUA, criaram um protótipo de SSD, chamado de Onyx, que usa memória do tipo PCM (phase-change memory).

Para quem não se lembra, a memória PCM, “assim como as RAM, pode escrever bits ou bites simples ao invés de blocos inteiros, fazendo isso com latência muito pequena e banda de leitura semelhante (embora de escrita menor); além disso, as memórias PCM são do tipo não-voláteis, significando que “relembra” os dados guardados mesmo quando a energia é cortada, como no caso das memórias flash.”

Ou seja, é o fim dos problemas com rescrita de blocos, e o início de uma tecnologia de menor tamanho físico e grandes volumes de escrita. Segundo afirmação dos pesquisadores, o protótipo de 8 GB é de 70% a 120% mais rápido que um SSD de 80 GB, sem marca divulgada, voltado a servidores, com escritas limitadas na casa dos KB. Contudo, o mesmo SSD baseado em PCM é muito mais lento que o drive para servidores, em situações onde é necessário escrever grandes quantidades de dados.

Como era de se esperar, a memória PCM ainda não está pronta para uso comercial, mas se trata de uma tecnologia promissora. Lembrem-se de que os SSDs também eram bem lentos em seu início de desenvolvimento, em preços estratosféricos. Antes da memória PCM se tornar rápida e barata o suficiente para ser viável em um drive inteiro, é esperado que possa ser usada como cache de SSDs híbridos, que hoje em dia são feitos inteiramente de memória do tipo flash NAND.

Protótipo Onyx

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X