Intel e Numonyx anunciam descoberta em memória PCM

Intel e Numonyx anunciam descoberta em memória PCM
Depois de anos em pesquisa conjunta, a Intel e a Numoryz, antiga divisão de flash NOR da primeira, anunciaram uma “descoberta-chave” no desenvolvimento de memórias do tipo PCM (phase-change memory): um chip de teste de 64 Mb que possui a habilidade de empilhar múltiplas camadas de arranjos PCM em um único die.

Assim como as duas companhias apontam, a memória PCM combina vários benefícios das memórias flash e RAM. Assim como as RAM, a PCM pode escrever bits ou bites simples ao invés de blocos inteiros, fazendo isso com latência muito pequena e banda de leitura semelhante (embora de escrita menor); além disso, as memórias PCM são do tipo não-voláteis, significando que “relembra” os dados guardados mesmo quando a energia é cortada, como no caso das memórias flash.

Com essa descoberta, a Intel e a Numonyx esperam tornar a memória PCM consideravelmente barata de produzir que anteriormente, tendo custo estrutural similar ao da memória flash NAND, que hoje equipa os SSDs, entretanto com desempenho e densidade muito maiores. As empresas ainda pensam na possibilidade de unificação dos diversos tipos de memórias (como NAND e DRAM) em PCM, em dispositivos futuros.

Não há ainda informação sobre um cronograma ou aplicações comerciais da tecnologia, mas novas ‘descobertas’ serão reveladas no evento “International Electron Devices Meeting”, a ser realizado no dia 9 de dezembro.

Os dispositivos que, no futuro, carregarem este tipo de memória, terão armazenamento em velocidades muito altas, significando boots e carregamentos de aplicativos praticamente instantâneos.

img

Fonte:

http://techreport.com/discussions.x/17857

Anúncio (PDF):

http://www.numonyx.com/Documents/WhitePapers/PCM_Basics_WP.pdf

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X