ICANN finalmente aprova o novo programa de gTLDs, e espera lançamento em 2013

ICANN finalmente aprova o novo programa de gTLDs, e espera lançamento em 2013

Com uma promessa de que apareceriam na Web há anos, o novo programa de gTLDs, ou “Generic Top Level Domains (gTLDs)”, que pode ainda ser traduzido para algo como “domínios genéricos de topo”, sofreu um grande atraso por problemas técnicos e de marketing. Com sua introdução, qualquer organização, empresa, órgão do governo ou mesmo pessoas físicas com dinheiro suficiente poderão selecionar seus próprios caracteres para uso em finais de URLs. Por exemplo, podemos ver domínios que terminem em .google, .coca, .brasil, dentre outros – não apenas os .com, .net, .info, etc.

Mas com o 41º encontro da ICANN em Cingapura (ou Singapura, de acordo com o acordo ortográfico de 1990), todos os problemas com os novos gTLDs parecem superados. O conselho da ICANN aprovou a introdução desses domínios, incluindo um cronograma para colocá-los no ar: em 2013. Um dos desafios a serem superados, no entanto, era a produção de um guia que explicasse como ter um gTLD; o “Application Guidebook” foi então atualizado, e está pronto para distribuição.

41º encontro da ICANN

Vale lembrar que ter um gTLD personalizado não será simples, e nem barato. Registrar um novo domínio de segundo nível (por exemplo, o “hardware” de hardware.com.br, já que o “.br” é referente ao país) de um dos dos 22 gTLDs disponíveis atualmente (.com, .net,. .org, dentre outros) pode ser feito online, bastando um cartão de crédito e uma quantidade relativamente pequena de dinheiro.

Já os novos gTLDs requerem do proprietário um sério investimento em hardware e infraestrutura, além da taxa de 185 mil dólares; ou seja, os novos gTLDs serão limitados àqueles com recursos necessários para a implementação de tal sistema e para mantê-lo operacional. Com isso em mente, é importante ressaltar que cada gTLD necessita da aprovação da ICANN, após esta verificar se o requisitante é capaz de rodá-lo.

Qualquer um interessado em criar seu próprio gTLD precisa enviar uma solicitação entre 12 de janeiro e 12 de abril de 2012. Os aprovados começarão a rodar em 2013, e um dos primeiros que provavelmente veremos será o .canon, já que a Canon no ano passado anunciou que estaria interessada em criar e rodar seu domínio próprio assim que estivesse disponível.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X